Sobre os colecionáveis:
Desde o vídeo de lançamento do ano comemorativo, nós já sabíamos que haveria um mês dedicado a cada um dos pokémon míticos escolhidos e que além disso o Pikachu teria ao longo do ano seus itens especiais lançando randomicamente, até aí tudo bem. O inferno começou quando alguns desses produtos passaram a ter lançamento exclusivo em lojas específicas (Wallmart, ToysR'Us e Game Stop). TODAS nos Estados Unidos. Se tratando dos míticos, há nenhum lançamento exclusivo para o Japão, o que já gerou algum reclame em alguns países. Qual o problema disso? É que aqui no Brasil é muito mais fácil encontrar revendedores que tragam produtos do Japão do que dos EUA. E os que trazem dos EUA são aqueles revendedores de jogos do Mercado Livre, e adivinha como eles vendem? Da mesma forma que vendem um HG usado a 300 Reais, eles abusam!! E mesmo o Mew bonitinho exclusivo da Game Stop (vide foto), que excepcionalmente hoje nas lojas físicas da Game Stop viria a custar dez dólares, mesmo a gente dizendo que sabe da promoção e mandando print do site, o vendedor insiste em cobrar 200 reais pela peça!!
"Aiiiinnn, mimimi, isso que dá nascer no Brasil".... Só que não! Porque em qualquer outro país que não sejam EUA e Canadá, o problema tem sido o mesmo! Inclusive no Japão! É uma peça bonita que nós fãs adoraríamos ter, mas por causa de uma restrição idiota de país, ter acesso a ela por um valor justo está a ser impossível!!
Mas se teve uma coisa que foi paixão a primeira vista foram as figures
da Cynthia e do Steven pela Medicom. Saiu protótipo, pessoal amou, saiu
produto final na Wonder Festival, pessoal foi a loucura... Seria uma
pena se cada um deles custasse mais que o valor básico de um Megahouse e
custasse R$450,00 pelos revendedores finais... Seria uma pena ainda maior se eles resolvessem abrir pré-venda de ambos simultâneamente!! Nem a BANDAI faz isso, gente!!!
Pode ser pior?? Com certeza! A pré-venda de ambos se iniciou no dia 25.02, dois dias antes das celebrações de aniversário, nas quais haveriam inícios de pré-venda de mais duas figures de luxo, sendo estas as mais aguardadas pelos fãs, as mais caras também: Os Nendoroid do Red, tanto a versão Champion, relançamento do primeiro Red, quanto o set com o Green.
Nenhum deles têm valor muito simpático. O set Red+Green está a custar 8100 ienes. O valor de revenda dele está girando entre 500 e 600 reais. O Red Champion foi colocado a venda por 99,99 dólares (400 reais), frete interno grátis na loja do Pokémon Center, frete interno a incluir, na Amazon. Com a comissão do revendedor estadunidense, provavelmente girando entre os mesmos 500, 600 reais, chegando até a 700 com frete (A alfândega é um pesadelo a parte), mas nada que justifique ISSO:
EBay sobre o Red Champion |
Mudarei minha nota assim que eu puder encomendar um. O período de pré-venda da GoodSmile, mesmo para os produtos exclusivos, é muito mais longo que alguns minutinhos. Absolutamente ridículo.
E tem mais notas de pessoas chateadas com essa situação. Escolhi estas porque definem perfeitamente meu sentimento atual e de muita gente com quem já conversei. Faltou organização da parte deles. Por que o Pokémon Center japonês conseguiu manter a página e as encomendas de pé a partir do momento em que foi lançado e o estadunidense não? Sabem, eu estava olhando a página frequentemente desde às 20 horas de ontem e só vi estoque disponível uma única vez, e quando atualizei a página já não estava mais!!
Até então, eles não se manifestaram em nenhum veículo oficial (Facebook, Twitter, no próprio site), mas por se tratar de pré-venda, sabemos que talvez haja a continuação da saga em julho. Vamos aguardar. Mas por hora, tem muito mais fã colecionador frustrado do que feliz com este bombardeio de lançamentos, na maior parte exclusivos para os EUA e com pré-vendas mal organizadas!
Sobre os jogos:
Quem acompanha as celebrações de aniversário das franquias Nintendo (Zelda, Mario, Kirby, Luigi que ganhou uma celebração só dele, etc) já imaginava que que talvez teria relançamento (e teve mesmo) que iria chover lançamento, mesmo que alguns deles não fizessem muito sentido, e é aí que o Direct de ontem entra.
Pokémon Sun e Moon anunciados como sétima geração, até aí tudo bem, mas... E o Zygarde e suas 800 formas, como fica?! Sério que fizeram aquela papagaiada toda com o lendário para simplesmente deixá-lo no ostracismo?? Porque vamos combinar, geração nova, jogo novo, história nova, qual a lógica de recauchutar lendário da geração anterior? E mesmo que arranjem uma lógica para fazê-lo e a continuação que Kalos Merecia? Pode parecer meio idiota, mas alguns fãs queriam uma finalização digna para Kalos e a sexta geração e a sensação para nós foi tipo isso:
E toda ansiedade boa que poderíamos ter para com Sun e Moon virou um belo balde de água fria, pelo menos agora no primeiro instante. Os jogos estão previstos para o final do ano, mas... E se eu te contar que já tá tendo pré-venda deles?! Não, os aproximados 2000 reais em figure só esse final de semana não foram o suficiente, tem os jogos também! DEU na Mothim, todos os locais de venda, vejam no link!
Temos também o caso do "Go" não "ir" pra todo o mundo simultaneamente. A gente aqui na América latina vai ter que esperar um pouquinho, mas isso é o de menos!
Pokémon Red, Blue e Yellow tiveram seus relançamentos
Por último, lá em cima eu estava falando do Mew e de vendas exclusivas... Pois bem, não é que metade dos míticos vão ter evento para os jogos também com distribuição restrita?! O Mew foi o primeiro deles e claro, no Ebay você não consegue um código por menos de 30 reais (nesse caso, o cartão bonito de coleção não vem junto, se tu quiser o card é de 50 reais pra cima e com frete)
Sobre anime e todo o resto:
Imaginando que vocês devam estar a pensar "lá vem a Miss comparar Pokémon com Sailor Moon de novo", mas vocês vão me entender. Nos vinte anos de Sailor Moon nós fãs ganhamos:
- Anime novo, repaginado, com o enredo baseado no mangá que a gente perturbou a tia Naoko/Toei a vida toda (E moonie que só sabe reclamar ficou de mimimi por causa do traço durante as duas temporadas todas)
- Musicais novos, lindos de viver (no Japão, mas com transmissão ao vivo pelo Crunchyroll pro mundo todo, viu)
- Relançamento do mangá com novas artes de capa e liberação para o mundo todo (coisa que antes era super restrita)
- Alguns países ganharam o anime e filmes antigos em DVD/BD com novas artes de capa, remasterização, redublagem, e tudo o que se tem direito.
Detalhe que tudo isso foi anunciado no dia do aniversário.
Pokémon ganhou o relançamento dos filmes e... só! Poderia ter ganho aquele anime mais maduro, que boa parte dos fãs cobram há anos, no estilo do Origins (fanservice pra fã de Kanto, mas ok), baseado no mangá Adventures ou nos jogos? Poderia! Poderia ter relançamento da primeira temporada em DVD? Claro que poderia! Poderia ter edição Deluxe do mangá Adventures e a Panini trazer pra gente? Claro que sim, por favor! Dá tempo ainda!!
Mas acontece que o dia 27 já acabou lá no Japão, daqui a pouco acaba nos EUA e nada de surpresas agradáveis como esta....
Aqui no Brasil:
A única distribuidora oficial de produtos de Pokémon no Brasil atualmente é a Copag, que se organizou muito bem e promoveu eventos! Tá de parabéns! Tanto pela organização quanto pelo trato ótimo que tem dado ao TCG durante esses anos todos. Eu estava mesmo esperando uma surpresa da Panini anunciando a saga Red/Blue/Yellow do mangá... Ok, ainda não foi dessa vez, mas a esperança é a última que morre!
Aqui em São Paulo a N-Party se uniu a LOP e fizeram um evento super legal, do qual eu não pude participar porque estava a trabalhar e redigir esse textão.
Enfim, estamos no começo do ano só. Dá tempo de lançar muita coisa de termos surpresas, mas que estas surpresas sejam boas!! Que tenham lançamentos, mas que não lancem tudo de uma vez, que o façam de uma forma democrática e reduzam as restrições. Que fãs de todo o mundo possam ter acesso a tudo o que for lançado sem ter que pagar uma fortuna por isso, não por cotação de dólar, mas por abuso!!
E Panini, pensa com carinho em lançar o mangá Adventures das primeiras sagas, vai?! ;)