O que é o Shipito?
Acabei de falar lá em cima, mas vamos falar de novo. O Shipito é um serviço que te aluga temporariamente um endereço para você receber suas encomendas que não são enviadas para o Brasil e se encarrega de enviá-las para você quando você desejar. Eles possuem duas opções de serviço, a básica e a premium que te permitem armazenar as encomendas por mais tempo e inclusive agrupá-las para um único envio. As diferenças entre o serviço por assinatura e o individual são somente que no individual você não pode agrupar as encomendas e o serviço premium libera um armazém especial. Mais informações aqui: https://br.shipito.com/signup
Antes de mais nada, o FAQ básico:
Essa budega é confiável?? É seguro deixá-los receber?Sim, é! Eles são super transparentes!! Já comprei com eles algumas vezes e recebi corretamente. Há umas ressalvas a se fazer, elas serão feitas ao longo do post! Com o tempo você vai pegando o jeito!
Mas o frete não é muito caro?!
Eles oferecem várias alternativas de frete. Se uma delas, o Airmail é bem barata, as demais são possuem um valor bem mais elevado e não compensam dependendo do valor adquirido. A principal diferença entre elas, além da diferença de valor é o tempo que sua encomenda vai levar pra chegar.
Demora muito para chegar?!
Se for Airmail, sim. Demora!! USPS é como um frete comum dos EUA pra cá, chega rápido na alfândega, se não taxar em quinze dias aproximadamente, o produto estará na sua casa. O Airmail é um serviço consideravelmente mais barato, entretanto só depois de você perder todas as suas esperanças de receber sua encomenda que ela chega! Sim, o prazo em média é entre 45 e 60 dias!
Sério que o Airmail demora tudo isso mesmo?
Sim, é sério. Demora!! O pacote que continha as miniaturas de TCG que utilizei como exemplo principal aqui no post levaram 40 dias para chegar. O Nendoroid do Red Champion foram dois meses redondos (saiu dos EUA dia primeiro de agosto, recebi no dia três de outubro porque dia primeiro caiu em um sábado). No caso do Red eu tinha certeza absoluta que seria tributada graças a demora e ao tamanho do pacote, mas pra minha surpresa não, foi! Então, se por um lado eu já estava aqui desesperada achando que tinha perdido aquele Nendoroid, por outro ele chegou. E não é todo o dia que uma encomenda de 107 dólares passa batida pela alfândega... Enfim, se você der uma busca em "airmail shipito demora?" no Google, vai ver vários casos falando sobre a demora na entrega, mas sobre extravio eu nunca vi um caso, logo se for um produto barato é solicitar o envio e esquecer. Um dia ele chega!
Eles cuidam bem da sua encomenda? Corre o risco de algo de chegar quebrado?
É mais uma coisa que vamos falar ao longo da postagem. Eles oferecem opções para você reforçar o cuidado com o conteúdo de sua encomenda (mas na prática você vai descobrir que não funciona assim tão bem) e possuem também seguro contra danos. Mas quebrar algo ou não, basicamente depende dos serviços de entrega, tanto dos Correios estadunidense, quanto do serviço de entrega que você solicitar pelo Shipito e dos Correios daqui.
Eles abrem meus pacotes?
Só se você desejar. Há opções adicionais de receber foto do conteúdo de seu pacote, jogar fora o invoice (nota fiscal), passar plástico bolha no seu pacote para reforçar a segurança entre outros. Caso você solicite o seguro contra danos no pacote, eles automaticamente abrem a caixa para fazer as fotos do pacote na forma em que foi recebido.
Posso juntar várias encomendas e enviar tudo em um frete só?
Sim, se você assinar a caixa virtual. O plano básico não possui essa opção. No plano básico você pode alocar até três encomendas no seu armazém/warehouse, mas não aceitam mais do que três e você terá que enviar cada uma individualmente. Eles mantém suas encomendas por um prazo de até seis meses, tanto para o plano básico quanto para a caixa virtual. Para agrupar as encomendas em um pacote só, eles cobram três dólares adicionais por cada pacote!
Agora vamos ao tutorial de como funciona!
Como a gente é pobre, nada de pagar assinatura e vamos de plano básico mesmo! O importante era mostrar o passo-a-passo! Como a gente é pobre e a intenção era mostrar o passo-a-passo², o negócio foi garimpar o eBay atrás de algo interessante e barato. Eis que por uma bagatela (preciso declarar meu amor por leilões de eBay) achei essas gracinhas: (Mas como eu não printei o passo a passo por completo da outra vez, eu utilizei outras encomendas pra terminar o tutorial)Até aí tudo bem. Por serem produtos do mesmo vendedor, ele me enviou tudo em um envelope miudinho e simpático. A gente vai voltar a falar do envelope mais pra frente. Agora vamos ao início.
A inscrição no Shipito é gratuita e assim que você se inscreve, você recebe um e-mail de boas vindas com o número de sua caixa postal no armazém/warehouse deles e aquele que será o seu endereço e que você deverá informar aos sites. No próprio site diz que você talvez precise confirmar que é você mesmo e enviar documentos, mas até agora não me pediram isso. O fato é que eles pedem que você não utilize contas de terceiros para efetuar as compras que vão para o armazém (que não sejam contas de eBay, PayPal, Amazon, Pokémon Center, Etsy, etc em nome de outras pessoas. A conta tem que ser sua).
O site possui uma versão em português com uma tradução até bem coesa, mas o site não está 100% traduzido e algumas informações importantes ainda estão em inglês.
Uma vez feita a inscrição, confirmado e-mail e tudo o mais é só utilizar o endereço fornecido pelo site no site de compras que desejar.
Efetuando o login no site a página inicial vai ser algo parecido com isto:
Você navega por essas guias:
- Packages in Warehouse / Pacotes no Armazém: é sobre os produtos que você já recebeu e que estão lá esperando por sua ação. Action Required / Ação necessária é quando a declaração alfandegária ainda não foi preenchida; In progress / Em progresso é quando você já pagou e eles ainda vão enviar; Ready to ship / Pronto para enviar é quando você já preencheu tudo o que foi necessário, mas ainda não pagou.
- Sent Packages / Pacotes Enviados: ali você acompanha o rastreamento (quando disponível) de suas encomendas. Clicando nele abre três guias. On The Way / A caminho referente as encomendas enviadas que ainda não chegaram; Delivered / Entregue é referente às encomendas que chegaram e você já deu feedback; Packages with Claim / Pacotes com reclamação é referente aos pacotes que você abriu reclamação por algum motivo (coisa que nunca precisei fazer, ainda bem)
- Expected Packages / Pacotes esperados: Ainda não utilizei, mas aparentemente você pode declarar os valores de uma encomenda antes mesmo de a warehouse recebê-la
- Assisted Purchases / Compras assistidas: é um serviço que o Shipito envia um representante a uma loja física para buscar um produto que só vende por lá! Tipo aqueles produtos dos 20 anos de pokémon que só vendem nas lojas físicas da GameStop, sabem? Eles cobram uma comissão a parte para este serviço, o triste é que são pouquíssimas lojas em que eles fazem este serviço e a GameStop não está inclusa!
Geralmente quando sua encomenda é enviada, seja no eBay ou em qualquer outro site, eles te mandam um código de rastreio que você pode acompanhar sua encomenda, igual aqui nos sites brasileiros:
Assim você pode ficar de olho na sua encomenda e planejar quando ela vai chegar. De qualquer forma, quando eles receberem sua encomenda, enviarão um e-mail dizendo que ela chegou, em qual warehouse ela está (eles te dão mais de um endereço depois que você recebe o primeiro pacote), o tamanho/peso do pacote e até fotos dele. Vejam só:
No e-mail basicamente eles pedem para você logar no site, conferir novamente as fotos e as informações do pacote, preencher a etiqueta de declaração alfandegária e, caso já queira recebê-lo, proceder com a ordem (você tem até seis meses para fazer o envio depois que eles recebem seu pacote).
Quando você logar no site, se estiver algo pendente de envio, a página inicial será esta:
Daí ele vai pedir para você preencher a "Customs Declaration" que é aquela etiqueta que contém a descrição e valor do produto e alfândega usa pra saber se seu produto vai taxar ou não. É bem simples:
Você vai descrever o que tem no pacote (não há necessidade de descrever EXATAMENTE o conteúdo do pacote. "Plastic figure" ali já estava ótimo), a quantidade de itens e o valor pago. Neste caso, eu arrematei a figure por um dólar no eBay, logo foi o valor que declarei. O frete interno não conta, é só o valor do produto mesmo! Obviamente, em caso de produtos mais caros, você pode e deve declarar um valor menor, quando meu Nendoroid do Red chegar lá eu vou completar aqui com o exemplo dele!
Depois de preenchida a etiqueta, o pacote vai ficar lá bonitinho aguardando sua autorização para envio. É só clicar alí no "Send Package":
Até aqui a única taxa que irão te cobrar além do valor de envio são os dois dólares (na cotação atual, uns sete reais aproximadamente) de comissão deles. Este valor é fixo, independente do tamanho do pacote.
Vamos explicar de um por um:
- Remove Invoice / Remover a Invoice (nota fiscal da loja): aquele serviço maroto que joga sua nota fiscal fora e pode salvar sua vida com a alfândega, às vezes.
- Extra tape / Fita Extra: reforça a fita adesiva na sua caixa, caso você a ache muito frágil. (Lembrando que um frete internacional é muito mais longo e passa por muito mais lugares que um nacional e às vezes o vendedor local fará uma embalagem mais simples, dependendo do produto adquirido)
- Fragile Sticker / Etiqueta de "Frágil": Coloca um adesivo com aquele aviso de "Cuidado, Frágil" que os carteiros ignoram lindamente e espremem a caixa para passar pelo vão do portão da sua casa.
- Exterior Photo / Foto do exterior: Te envia uma foto do pacote antes de enviá-lo aos Correios
- Bubble Wrap / Plástico Bolha: Embrulha o conteúdo do seu pacote com plástico bolha. Caro, mas só amorzinho!
- Security Tape / Fita de Segurança: É semelhante ao "Extra tape" mas a fita usada é diferente. É aquela bem mais difícil de ser removida. O objetivo é tornar explícito se alguém abriu a encomenda após o envio, mas lembrando que a alfândega às vezes abre o pacote para averiguação quando necessário, não é muito recomendável usar esta opção.
- Express Mailout / Despacho expresso: Sua encomenda ganha prioridade no envio
- Content Photo / Fotos do conteúdo: Te envia fotos do conteúdo do pacote por e-mail. Esta opção inicialmente é opcional, mas se você optar pelo seguro contra danos, ela se torna obrigatória e automática.
Após essas etapas, haverá a confirmação de todos os dados. Os serviços adicionais são descritos e inclusos a comissão do Shipito:
Feito isso, será redirecionado para esta página aonde solicitarão o pagamento. É só clicar ali no Add Deposit. Entre outras opções de pagamento há as de PayPal, cartão de crédito (internacional) e boleto bancário.
Aqui vou utilizar meu outro exemplo, o Red Champion. Como o passo a passo é exatamente o mesmo, peguei as info necessárias na página de resumo (ela está disponível alí na "Pacotes enviados/Sent Packages". Se o pacote ainda não chegou estará na "A caminho/On the way"; se já tiver sido entregue, estará em "Entregue/Delivered")
No caso dele, o envio também foi feito por Airmail. O que eu fiz de diferente foi utilizar o seguro contra extravio e danos ao produto e acrescentar como pedidos especiais remover a nota fiscal da loja, o serviço do plástico bolha e as fotos do produto que são obrigatórias quando você solicita o seguro contra danos no produto. Eles lhe enviam as fotos por e-mail e ficam disponíveis nos "detalhes" do produto no site para eventuais consultas.
Aí já é possível ver que os correios dos EUA judiaram MUITO da caixa no caminho até o Armazém. A gente vai voltar a falar disso daqui a pouco.
Uma vez pago eles te enviarão um e-mail quando o pacote for enviado e você poderá acompanhar lá no "On the Way" do Sent Packages. Quando a encomenda for o Airmail sem rastreio, você só conseguirá acompanhar o movimento dela dentro dos EUA.
Depois de muito tempo a encomenda chega:
Saudades, foco! |
E chega bonita!
Lembram da etiqueta de valor alfandegário que você preenche? Pois é, olha ela aqui:
Nesse caso eu não fiz seguro e como atrasaram muito a entrega, cheguei a pensar que o pacote tinha extraviado! Como eu havia dito, os vendedores não são muito cuidadosos com os pacotes iniciais, pois o enviam como uma encomenda local. Se você usar nenhum dos serviços adicionais, eles vão colar essa etiqueta em cima da caixa/envelope do jeito exato que veio e vão te enviar! Por sorte chegaram todos inteiros e sem danos, mas foi pura sorte mesmo! Agora vamos voltar ao Red Champion. Lembram que mencionei que do Pokémon Center pro Shipito a caixa já havia chego em um estado deplorável? Pois é. Aqui ela não chegou muito melhor...
Dos serviços que solicitei, eles mandaram as fotos do produto e jogaram o invoice fora (ainda bem). Mas me recuso a acreditar que o serviço de plástico bolha é aquela coisinha ali em cima da caixa... Por sinal, metade dele chegou estourado.
Daí veio a questão: a caixa chegou com umas pequenas (ou não tão pequenas assim) avarias que vocês vão ver quando eu fizer o Zoom Lens dele. Como eu fiz seguro contra danos ao produto eu poderia contestar, mas acontece que, lembra que quando você solicita o seguro eles te enviam fotos de como eles receberam o produto? Pois é...
Na frente da caixa, ali no rostinho do Red é um risco. O plástico está rasgado ali, inclusive. O outro é aquele amassado no topo da caixa, na direção da asa do Charizard. Coisas que não dá pra perceber visualizando por celular nessas fotos com qualidade de Tekpix que eles enviam. Pelo estado da caixa, não é difícil acreditar que esses danos a caixa foram feitos pela entrega do USPS entre o armazém do Pokémon Center e o deles, assim sendo, há nada a reclamar com eles.
Daí é só entrar no site, marcar a encomenda como recebida e preencher um pequeno formulário de feedback sobre satisfação com o serviço prestado.
Por fim, o serviço vale a pena? Sim, na maioria das vezes! É uma ótima alternativa quando o produto tão desejado não é enviado para o Brasil, ou enviam com um frete terrivelmente caro! Mas recomendo de forma alguma fazer a loucura que a tia fez de enviar um produto de cem dólares por Airmail, simplesmente não o façam!!! Por várias vezes fiquei desesperada com a hipótese de a encomenda ter extraviado!! No caso de um produto caro/raro (o próximo que vou utilizar esse processo vai ser os Sun/Moon edição da Amazon com Steelbook) compensa você economizar para o frete.
Esse post ainda vai ser editado e aceitamos sugestões ou outras dúvidas. Deixem um comentário! Até mais!