Vamos falar sobre - Produtos artesanais: como e por que adicioná-los a sua coleção?

posted on 0 comentários

(Essa Dawn foi customizada por mim)
Há diversas formas de colecionar, e diversos tipos de colecionador com as mais variadas manias, isto não dá pra negar! Há aqueles que só colecionam peças de determinado fabricante, há aqueles que só colecionam peças de determinado tamanho a ponto de ter fita métrica e medir as peças (sem exagero! Eu conheci um rapaz que fazia isso), há aqueles que limitam/priorizam sua coleção a um determinado personagem (eu mesma faço isso. Minhas coleções têm sub-nichos), há aqueles que são "Líderes de Ginásio" e só colecionam pokémon de um determinado tipo... Enfim. Há aqueles que fazem questão de 100% da coleção ser de produtos originais, tem os que assim como eu gostam de customizar peças (e sério, customização é algo apaixonante), tem os que compram bootleg e gostam de reformar bootleg e tem aqueles que não resistem a um produto artesanal bem feito, mas este "bem feito" algumas vezes pode ser bem problemático e é sobre isso que "Vamos Falar Sobre" hoje, produtos artesanais e artesãos! Então vamos lá?



Artesão é um dos ofícios mais antigos da história, mas aqui no Brasil só ganhou seu reconhecimento e regulamentação como profissão há algumas semanas atrás. Então sim, eles são tão profissionais como o padeiro, o motorista de ônibus, você ou seu chefe não que meu chefe seja aquele exemplo de profissionalismo, né! MazZz....  A diferença é que eles mesmos correm atrás da matéria prima (quando não a produzem também), fazem seu próprio horário de trabalho (e não, isso não significa trabalhar menos) e precisam correr atrás de clientes, ao contrário de grandes empresas que pagam por publicidade. A internet ajuda? Sim, às vezes. Costumava ajudar mais quando o Facebook e o Instagram não vendiam 3/4 da sua timeline pra anúncios pagos e a página simples que você criava ganhava alcance mais facilmente, mas ainda assim, a internet é um bom ponto de divulgação.

Como um artesão pode te ajudar? Estamos no Brasil; desde que a Long Jump deixou de ser a distribuidora de algumas linhas Tomy aqui no Brasil, figures de Pokémon ou você só encontra ou em lojas de importados, ou com revendedores de importados, ou importando você mesmo. Algumas peças (Alguns pokémon) são raras mesmo lá fora, quem dirá encontrar por aqui! Um produto artesanal feito com carinho e capricho pode cobrir esse espaço vago e ser uma peça super graciosa em sua coleção.
Há também aqueles que gostam de customizar (Eu!) e mesmo tendo certa experiência em customizações, não consegue fazer tudo sozinho com a perfeição desejada. Neste caso, um artesão ajuda o outro!
Por último tem o caso dos escritores de fics e seus O.C's (Original Character ou personagem original, na tradução livre). Em caso de Pokémon, é muito comum o pessoal exibir seus "fakemon" que nada mais são que seus O.C! E esses escritores se apegam a seus fakemon e muitos adorariam tê-los em sua coleção. Adivinha quem pode tornar seu sonho realidade? Isso mesmo, um bom artesão!

Créditos: NVkatherine

Artesanato NÃO É BAGUNÇA! 

E sim, precisamos deixar isso bem explícito e vocês terem sempre isto em mente!!
Empresas fabricantes possuem funcionários registrados que trabalham em turnos (exceto no caso dos fabricantes de bootleg, aonde a história é diferente e muito triste. A gente espera de coração que não haja casos de trabalho escravo nos fabricantes de nossos produtos originais), possuem um maquinário bem específico também. Em algumas horas, milhares de peças idênticas são fabricadas e estas serão distribuídas pelo mundo inteiro; peças estas dedicadas a um público-alvo, mas não a uma pessoa específica. O artesão por sua vez, pega a sua encomenda e por um período, que vai de horas a dias, trabalha EXCLUSIVAMENTE PARA VOCÊ!! Artesão nem sempre possui fôrma, molde ou receita pronta (considerando aqui todas as formas que me lembro: Biscuit, Crochê, tricô, costura, beads...), muitas vezes ele vai se basear somente em ilustrações e começar a moldar sua peça do zero, o que dá muito trabalho!! Para uma empresa fabricante, descartar uma peça, ou até mesmo um lote inteiro no caso de erro de fabricação, por mais prejuízo que cause, é algo aceitável; No caso de uma peça artesanal que você rejeita porque não se adequou a seu padrão de perfeccionismo, a pessoa perde o dinheiro que você pagaria, perde o dinheiro gasto com o material daquela peça que ficou "encalhada" e talvez outra pessoa não a queira e principalmente, perde o tempo que ela dedicou a sua encomenda, tempo este que poderia ter gasto com a encomenda de um cliente responsável!!

"Aiiinn, mas eu não gostei, sou obrigado a ficar"? Obrigado ninguém é, mas é uma questão de bom senso! Nenhum artesão oferece seu trabalho a um cliente sem antes mostrar a cara do que produz! Seja um álbum de fotos, seja página no facebook, seja pequenas peças que viajam com o profissional, eles sempre mostram seu trabalho e cabe ao cliente aceitar ou procurar por outro que faça algo mais próximo do que ele deseja! Por isso, tenha contato com esse portifólio antes, veja o que a pessoa faz!! No caso de produtos comestíveis, experimente antes!! A partir daí você verá o quanto o trabalho da pessoa se encaixa no que você quer e a porcentagem de risco de não ficar tão perfeito assim. Mas uma vez encomendado, não desista da peça porque você "é muito perfeccionista" e não gostou. Isto não é questão de perfeccionismo, mas de puro egoísmo!!!

Por último, porém não menos importante, o que para você é só uma peça bonitinha, pode ter um significado muito maior para pessoa que a está a produzir! Em um ramo aonde a maioria esmagadora das profissionais são mulheres (Por mais homem artesão que tenha, a maioria das profissionais no mercado informal são mulheres), por mais de hobby e de carinho que se tenha naquele fio de lã ou naquela massinha de biscuit, tem também o ganha pão de uma mulher, talvez de uma família inteira, mais do que isso, tem o EMPODERAMENTO de mulheres através daquilo que elas fazem de melhor!! Cada um sabe os motivos pessoais que os levam a ir procurar por um emprego. No caso de produtos artesanais é igual, as pessoas têm necessidades e quase nunca faz só pra se divertir, portanto, quando encomendar algo, seja responsável e tenha o bom senso de não desistir do produto!!!

Produto artesanal na coleção é válido??

Nicho expositor artesanal por Francultura Artesanatos

Absolutamente!! Colecionadores de outras linhas de toys (principalmente aqueles que gastam oitocentos em um Neca e mil reais em um Hot Toys) adoram argumentar que toys de linha artesanal são """plágio""" e como aquilo é grosseiro. Pelos céus, isso é uma tremenda bobagem!! Produtos Bootleg poderiam ser considerado plágio, visto que são cópias idênticas e se apropriam da forma, tamanho e muitas vezes até da embalagem do produto original, além de que claro, vendedores espertalhões os vendem a preço de original, alegando ser. Produtos artesanais não concorrem com produtos originais e em momento algum têm a intenção de ser uma cópia idêntica deles! Na maioria das vezes é algo feito com carinho e precisão com o único intuito de fazer alguém feliz!!
Sua coleção é você quem faz e escolhe! Mesmo com peças idênticas, uma coleção nunca é igual a outra, exatamente pela forma de ser organizada e o emocional dedicados a ela. Quais peças vão fazer parte dessa história é você quem escolhe. Como elas vão fazer parte, aí depende de vários fatores e sua escolha é só o primeiro deles!
Ter uma peça artesanal significa sempre ter uma peça exclusiva, porque por mais que o mesmo artesão volte a reproduzir esta mesma peça elas nunca serão 100% idênticas. No caso dos seus fakemon é uma forma interessante de ter um contato maior com aquele Poké que até então existia só na sua imaginação!

Comprar artesanato é valorizar trabalhor nacional. Ganhar artesanato é ganhar carinho e atenção durante todo o tempo em que a peça levou pra ser montada. Presentear com artesanato é a mesma coisa!

Por isso vamos deixar nossas coleções mais felizes e ajudar o povo de humanas a fazer miçanga!

Gostaria de falar sobre algum assunto específico? Use os comentários e deixe a gente saber! Até a próxima!
Title: Vamos falar sobre - Produtos artesanais: como e por que adicioná-los a sua coleção?
Rating: 10 out of 10 based on 24 ratings. 5 user reviews.
Writed by Unknown