Zoom Lens Compara / Revisão Comparativa: Nendoroid Cynthia - Original vs. Falsificação

posted on 0 comentários
É o segundo Zoom Lens que fazemos nessa linha comparativa. O primeiro foi o Nendoroid do Red número 425, lembram?? Caso não lembrem, recordar é viver e o link é esse aqui.
A cobaia de hoje é a Cynthia, cuja versão falsificada consegui graças a colaboração de um amigo, o mesmo que me cedeu o Red da outra vez e o N para a próxima revisão. O legal de ter ambas as versões é que além de explorar as figures no manuseio, também podemos fazer comparações diretas, então vamos lá?!

Apresentação

Antes de qualquer coisa, vamos ressaltar aqueles pontos que são básicos em itens caros/raros como estes:
  • Preço - No caso específico dos Nendoroids da Cynthia e do N, preço é um fator meio relativo. Estes modelos, apesar de terem tido uma venda alta, não foi o absurdo que foi com o Red e ainda é possível encontrar suas versões originais em vários sites, inclusive no Pokémon Center estadunidense. A questão é que aqui no Brasil há gente vendendo as falsificações por um valor muito semelhante ao valor inicial dos originais (Quando digo "valor inicial", me refiro ao valor em dólares no site, sem IOF, taxa de câmbio, frete, alfândega, etc). E por mais que a gente saiba que para importação o valor inicial é só 55% do que a gente vai pagar na figure durante o processo, colecionadores iniciantes podem se confundir nesse ponto. Assim sendo, a média dos originais atualmente está duzentos reais valor inicial; de R$360 a R$400 com comissão mais os custos de importação. Os falsificados no site-fonte (Aliexpress) custam média de noventa reais após IOF e taxa de alfândega (os três que usei nos reviews foram taxados em cerca de 35 reais cada), se você der sorte de seu produto não ser taxado, você pagará 60 reais se o quiser com caixa, mas olha no Mercado Livre:
E nesse anúncio de cento e noventa reais o vendedor teve a pachorra de dizer que o produto é original. MUITO CUIDADO, gente! Inclusive já vi anúncio no Mercado livre utilizando as minhas fotos do primeiro review da Cynthia que fiz aqui no blog! E foi difícil derrubar aquele anúncio, viu! Ou seja, mesmo o anúncio tendo fotos "autorais" fiquem espertos, que elas podem não ser da autoria do vendedor!!


  • Quantidade - Mesmo não sendo um produto necessariamente raro, é um produto que fica caro na importação, portanto os revendedores que trabalham com produto original certamente terão poucas peças e trabalharão por encomenda para os demais clientes que vierem a se interessar. Caso seja uma loja física e tiver duas peças ou mais na vitrine, corre!! O mesmo vale pra anúncio de mercado livre com várias peças disponíveis, as chances de gato por lebre são imensas.
  • Aparência - Coloquei esses pontos de observação dentro da apresentação para abordar exatamente isso!! Os produtos originais agregam valor com o passar do tempo. Um produto com embalagem original, agrega ainda mais valor. Quanto melhor a qualidade da embalagem, mais valor agrega!! Sabendo disso, o fornecedor de um produto original sempre irá embalar o mesmo da melhor forma possível. Já comprei tanto de revendedores nacionais quanto internacionais e o cuidado com as peças é algo unânime! Lojas nacionais que merecem a menção honrosa aqui são a Cafofo do Panda e a Coleciona; internacional a Pokévault que são as lojas mais carinhosas com suas compras que eu conheço! Enfim, a origem dessas falsificações é o Aliexpress em 90% das vezes e os vendedores embrulham de qualquer jeito. O produto e sua caixa vêm literalmente jogados!! O N veio dentro de uma caixa de isopôr daquelas de pôr refrigerante, só pra vocês terem uma ideia! Assim sendo, se a caixa tiver muitos amassados e avarias, a chance de ser um produto falsificado é imensa!!! Agora vamos falar da apresentação do produto em um todo!
 Pra facilitar nossa vida, o produto original vai estar à esquerda em todas as fotos. O falsificado a direita. Mas não se preocupem, nas próprias fotos estará explícito quem é quem!


Colocando as duas lado a lado, as duas primeiras coisas que você vai notar são: primeiro as avarias na caixa da falsificada, segundo é que a caixa é um pouquinho de nada menor. A diferença na altura é de pouco mais de meio centímetro, a original mede 21cm de altura, enquanto a falsificada tem 20,4cm. A largura e espessura são as mesmas: 17,5cm e 8cm, respectivamente. Agora vou abordar os pontos de checagem nos quais a gente precisa prestar atenção, mas antes de mais nada, aquele tour básico sobre as versões de caixa que existem:

Essa minha versão que utilizei para o Review é a do primeiro lote, o lote da pré-venda. O único Nendoroid cuja venda liberou diretamente no Pokémon Center estadunidense, foi o Red Champion Version e esse não foi comercializado no Japão; as demais pré-vendas sempre são realizadas pelo Pokémon Center japonês, logo Nendoroid de Pokémon adquirido em pré-venda, com exceção do Red Champion, a caixa vai vir na versão japonesa, sempre! Lembrem-se disso!


Essa aqui é a versão do Pokémon Center estadunidense. É o lote que vem logo após o lote da pré-venda e esse só é vendido nos EUA. O padrão é bem diferente do japonês, mas é um produto tão original quanto, vejam a diferença! Créditos a Pokémon Amino que a imagem veio de lá!


E por último tem essa versão aqui mãe de todos os bootlegs!! Ela é a que foi vendida na loja da GoodSmile (com restrição de envio para alguns países, inclusive o Brasil) e para as chamadas lojas parceiras (eles disponibilizam os links e endereços físicos dessas lojas lá no site oficial deles). É um produto original? Sim, com certeza! Mas como ela foi a versão distribuída em lojas chinesas, obviamente ela virou a fonte dos bootleg. É nessa versão que eles se baseiam!


Agora o comparativo versão Original Japonesa vs. falsificação. Prestem atenção nos pontinhos em destaque:


  • 1 - O logo do Pokémon Center. Nendoroid de pokémon original S-E-M-P-R-E tem o logo do Pokémon Center, seja no padrão japonês ou estadunidense! Como a gente viu lá na revisão comparativa do Red falsificado, no caso específico do Red 425, algumas falsificações têm o logo do Pokémon Center, mas isto não se Aplica à Cynthia, ao N e nem ao Red Champion (sim, ele já tem falsificação e não é pouca). Aquela versão das lojas parceiras que a gente postou a caixa ali em cima é uma exceção e como ela é difícil de encontrar, não tem o logo do Pokémon Center? Produto falso! Em todo caso, a versão de distribuição internacional  (a das lojas parceiras) tem um selo holográfico, se não tiver esse selo, é falsificado!
  • 2 - O logo da GoodSmile Company. Mais uma vez recapitulando que algumas versões falsificadas do Red 425 possuem o logo da GoodSmile, mas a falsificação da Cynthia nunca tem. Logo, não tem o logotipo da GoodSmile, foge!

  • 3 - A padronização e os nomes. Para que você não precise voltar a postagem lá pra cima, eu vou postar juntas aqui as versões das caixas originais:
 A versão japonesa segue o padrão básico dos Nendoroid e enfatiza o número de série do produto além daquela ordem básica de apresentação da Goodsmile:
- Número de Série
- Nome do personagem (em Romaji/letra romana/nosso alfabeto)
- A série a qual ele pertence (bem miudinho alí em baixo do nome)
- O nome do personagem em Kanji.

Sim, esse é o padrão GoodSmile. Lembram da nossa revisão da Elsa? Pois é, olha como é a caixa dela:


Lembrando que como o produto veio do Pokémon Center japonês, o nome da Cynthia vem sempre em japonês!! O nome dela por lá é Shirona!! Este detalhe é peculiar dela, porque todos os demais personagens lançados em Nendoroid possuem o mesmo nome no Japão e nos EUA. O nome "Shirona" vem escrito em caixa alta (todas em maiúsculas, ou "gritando"), não sei o porquê.
A versão estadunidense pouco se lixou pro padrão Nendoroid e simplesmente colocou lá "Cynthia" em letras garrafais. Acabou!

O falsificado fez um misto entre as versões estadunidense e japonesa, de forma que tenta seguir o padrão da Goodsmile, mas falha quando coloca alí Cynthia ao invés de Shirona, em letras minúsculas ao invés da caixa alta e Pokémon ao Invés de Pocket Monsters. 


Esses detalhes são válidos para a caixa em todos os ângulos:



 A original tem as especificações todas escritas em Japonês (kanji) e possui o logotipo do Pokémon Center, além de mencionar todas as empresas que detém os direitos autorais de Pokémon (Nintendo, Creatures, Game Freak). A falsificada possui os textos em inglês e obviamente não menciona Pokémon!





Percebe Ivair a petulância do cavalo também que a diagramação da caixa é diferente em alguns pontos e que algumas imagens ilustrativas ficam achatadas. Essa diferença (leve, mas tem diferença) nas cores das caixas, não é da iluminação da fotografia, mas sim da impressão das caixas, cuja falsificada tem aquele aspecto de xerox colorida. No caso da Cynthia, a diferença está bem sutil. Quando eu publicar o do N vocês vão ver que a diferença na impressão da caixa dele é absurda!

Por fim, um detalhe importantíssimo das peças originais é o lacre da caixa. O lacre da maioria das figures originais é sempre este redondinho e o adesivo dele é bem forte! Geralmente os falsificados vêm sem lacre algum na caixa; alguns vêm com fita adesiva comum; alguns mais ousados vêm com um lacre redondinho, mas às vezes muito pequeno, às vezes com adesivo frouxo! Lembre-se que o lacre do produto original é bem firme, tanto que geralmente eu corto os meus com estilete ao invés de tentar removê-los da caixa para evitar danos desnecessários (Sim, pensa em alguém chata com embalagem! Sou eu)


Neste caso, a original é a caixa da frente. É possível ver o lacre bem no centro da caixa. A falsificada alí atrás não tem.


O forro assim como o da versão original é por completo na cor preto e com o número de série no centro.
Coisa que não dá pra ver em foto: a gramatura da caixa da Nendoroid falsificada é bem mais baixa. Em outras palavras, o papel é bem mais fino e menos resistente. Olhando assim não faz muita diferença, mas o único detalhe que deixa evidente qual é a falsificada é o papel do forro um tanto amassado.

Abrindo a caixa a gente descobre que essa Cynthia ao contrário do Red que a gente usou lá na outra revisão veio com o manual de instruções e montagem. Vamos conferir?


Como eu adquiri a versão japonesa, obviamente as instruções do panfleto original virão em japonês (kanji). A impressão é um pouco mais forte e eles têm uma folha a mais:


Esta do Pokémon Center! :)
A versão falsificada vem com as instruções em inglês. A qualidade do papel se assemelha a de um sulfite comum. Um pouco menos resistente que o papel da versão original.


Agora vamos aos estojos.
Olhando assim de frente estão bem semelhantes. O principal detalhe a se frisar é a quantidade ridícula de fita adesiva em torno do estojo da versão falsificada. É tipo, muita fita adesiva MESMO. Inclusive para segurar o estojo auxiliar, cuja versão original tinha um adesivo bem fininho e fácil de remover.



Olhando assim os estojos são praticamente idênticos e de fato não há muita diferença, exceto a pontinha da cauda do Garchomp que colocaram invertida alí.


Aquele detalhe que menciono em todos as revisões de Nendoroid original é que a Goodsmile tem um cuidado excessivo para com as peças e as embrulha em 800 plásticos diferentes. É praticamente um pra cada junta de articulação/encaixe. Quando fizemos a revisão do Red ele veio sem nenhum plástico de proteção; a Cynthia veio enrolada nesse que é gigante.


Óbvio que um ano depois eu não tenho mais todos os plásticos de proteção da Cynthia, mas o padrão Nendoroid é ter plásticos de proteção:

- Entre a peça da face e franja/frente do cabelo
- Na articulação da cintura (às vezes é necessário remover as perninhas para tirar o Plástico)
- Entre as costas da peça e o estojo
- Na frente da peça, entre ela e o estojo
- Outros adicionais de acordo com a necessidade (exemplo a Elsa que tem um plástico protegendo o corpete do vestido que tem glittler)

Se a peça vier enrolada por completo em um plástico comprido, foge!

Agora chega de falar de caixa, por Arceus! 

O produto

A Cynthia:


Ela acompanha todas as peças que a original possui. Inicialmente olhando ela é bem bonitinha e aparentemente não tem defeitos. Bom, vamos ver de perto!





Por mais sutis que sejam, ela tem algumas falhas de pintura em alguns pontos, principalmente no cabelo. A roupa não veio com tantas falhas; veio com algumas rebarbas no pingente de gota e uma falha no alinhamento dos botões próximo ao pingente.

O cabelo é um dos detalhes mais fáceis para distinguir a original da falsa logo de primeira, porque a entonação do amarelo é bem diferente. Enquanto o da original é um amarelo mais claro/pastel e um tom mais fosco, o da falsificada é um amarelo mais chamativo. Esta que utilizamos na revisão a diferença não é tão gritante, mas já é possível reparar nas fotos. As dos primeiros lotes o cabelo era amarelo neon, sem mais nem menos!



Agora falando sobre os rostinhos. Os rostinhos dos produtos originais sempre têm um tom mais rosado (no N também há essa diferença). Um detalhe específico da Cynthia, em ambos os rostinhos ela tem um maquiagem bem-bem leve nas bochechas, uma espécie de blush na mesma linha da boca, repara. A falsificada não tem. Esse é um detalhe muito, muito minucioso; para fins de reconhecimento aqui, o que mais chama a atenção é o alinhamento errado dos olhos! Repare que o alinhamento na peça original e posição dos olhos e sobrancelhas é perfeita, enquanto na falsificada ambos os olhos estão um pouco mais deslocados para a direita do que deveriam. Nisso, aquelas pequenas linhas acima dos olhos também saíram do lugar. O molde dos olhos também têm uma diferença bem leve na pintura. Bootleg é caixinha de surpresa! Você pode adquirir uma com alinhamento de olhos perfeito, outra com um defeito ainda mais aparente, outra com a impressão dos olhos apagada (como veio o Red da outra vez) etc. Estou trabalhando em cima da que recebi, mas lembrando que se tratando de olhos não é regra, mas você deve sim reparar, porque os da original são perfeitos!!

Outro detalhe que é interessante prestar atenção é ali no pescoço/gargantilha da personagem. Isso por um motivo que a gente vai explicar melhor lá embaixo, mas aqui a gente já vai dar um preview pra você entender. O principal detalhe que difere um Nendoroid de Pokémon original do falsificado é a junção rosto/cabelo/pescoço. O encaixe dos rostinhos dos Nendoroid falsos é um pouquinho diferente e a balljoint (a pecinha que une cabeça e pescoço e é circular) do falsificado tem uma qualidade bem inferior ao do original. Isso faz com que ela não se encaixe da maneira que deveria.


 A original é assim, bem justinha. Isto faz com que a gargantilha fique bem firme no pescoço dela.


 Já a falsificada dá este espaço e a gargantilha fica "dançando" pescoço dela.


Graças a essa balljoint que não se encaixa muito bem, às vezes também dá a impressão de a boneca falsificada ser um pouco mais alta, mas basicamente elas têm o exato mesmo tamanho.



As falhas de pintura dela foram mais sutis e em menor quantidade que as do Red, mas elas ainda existem. Tive sorte de pegar um exemplar bem bonitinho pra fazer essa revisão!


Um outro detalhe bem bobinho é o fato de os detalhes de "pelos" da roupa dela têm um relevo um pouco mais baixo que o da original, mas é um detalhe que passa batido.


A principal diferença entre os suportes é o fato de que o falsificado é completamente transparente, enquanto o original é fosco. Outra diferença importante é a inscrição que há no suporte original:

Contendo o ano de fabricação do produto e as detentoras dos direitos autorais de Pokémon.
As falsificadas costumam ter uma inscrição qualquer ou mesmo ter inscrição nenhuma, como foi o caso desse suporte que acompanhou a Cynthia.

O rostinho auxiliar, assim como o básico veio com uma pintura de boa qualidade e um alinhamento quase perfeito, mas sem o blush nas bochechas, como eu disse lá em cima. Ela veio com alguns risquinhos, mas acho que é possível removê-los.


Os itens auxiliares vieram em uma qualidade interessante. A diferença entre eles é bem sutil, exceto por um item: a perna auxiliar


A perna auxiliar, assim como as outras perninhas têm uma balljoint própria, na qual eles tentam representar o logo de autenticidade da GoodSmile, mas falha daquele jeito que a gente já conhece, até aí tudo bem. O problema é que nesse caso o pézinho feio bem mal encaixado mesmo, olha:


Falando sobre balljoints, voltamos a falar da junção rostinho/pescoço que a gente começou a falar lá em cima. O jeito mais fácil e rápido de identificar os Nendoroid autênticos dos falsificados depois da caixa são as pecinhas do rosto. é um detalhe simples: o encaixe.


A peça da face original não possui ligação com a balljoint do pescoço, ela tem essa cavidade. a falsificada é bem maior, olha. Agora como ela se encaixa no cabelo e no restante do corpo? Assim:


A falsificação não possui esta peça de união, uma vez que ela seja desnecessária. Estas cabeças que são a junção de ambas as peças era o padrão antigo dos Nendoroid, de forma que os modelos antigos (não sei exatamente até qual numeração, mas considerem os primeiros modelos), possuíam a cabeça dessa forma e são produtos originais, mas os Nendoroid de Pokémon todos pegaram o modelo recente, de forma que, se a peça do rostinho for neste formato, ele é um produto falso!

Aliás, fica o reforço que ele não possui essa peça "ponte" e que caso você venha a comprar um com o objetivo de customizar e quiser uma carinha extra, procure carinhas com esse formato mais longo. Se comprar alguma carinha extra com o formato mais recente, ela não vai ter aonde encaixar.


As balljoint, como eu disse lá no review do Red são sempre de um plástico mais "seco" que o do restante do corpo. No Nendoroid original, as balljoints são feitas no mesmo material e inclusive na mesma cor. A Cynthia veio até com uma cor muito parecida, mas o Red veio com uma tonalidade bem diferente.
Por algum motivo ele nunca se encaixa perfeitamente e a boneca fica assim pescoçuda.

Agora volto ao estojo pra falar de um detalhe específico: No Nendoroid do Red o estojo era uma cópia exata do produto original, as faces extras não se encaixavam como deveria e tudo ficava caindo, mesmo com aqueles dois rolos de fita adesiva passadas dentro e em volta dele. No da Cynthia eles corrigiram o problema e adaptaram o estojo pro formato da peça do rostinho. Mas ainda assim, não pouparam fita adesiva na hora de fechá-lo.



O Garchomp

No primeiro instante em que você tirar ambos do estojo e olhar bem pros bichinhos, vai sentir falta de alguma coisa.


Não, não me refiro aos bracinhos


Pois é, nosso amiguinho veio com um olho a menos, acontece!


Provavelmente o que você adquirir vai vir com os dois olhos, então não se preocupe muito com isso.
Ele possui algumas falhas de pintura, mas nada muito grotesco. Apesar da ausência do olho, as demais partes vieram coloridas das cores certas, nas partes certas e com poucos detalhes vazados.


Se você estiver tentando identificar um suposto gato por lebre, o que você precisa saber sobre o Garchomp antes de mais nada é que as peças auxiliares (patas, pontinha da cauda, etc) se encaixam muito fácil, mas possuem um encaixe muito preciso e muito firme, em outras palavras, não vai ficar "sobrando" encaixe igual ali na barbatana e muito menos as peças vão ficar frouxas e caindo. Este que usei na revisão veio com a perna esquerda muito frouxa e por várias vezes enquanto fiz as fotos, ela caiu. Peças originais não são livres de defeitos de fabricação, apesar de o controle de qualidade da Goodsmile ser rigoroso, mas falhas grotescas como patas que não encaixam corretamente, sobras de encaixe ou mesmo a ausência de um olho, são indícios fortes de não ser um produto original. Se vierem todos juntos então, nem se fala!


Outro detalhe importante, rebarbas e falhas de execução.  O original sempre vai ter a forma lisa e perfeitinha, sem falhas, como a marcada na foto acima. Além dessa o Garchomp tinha mais nenhuma outra falha, mas de qualquer forma o original quase nunca tem falhas, isso é regra!

Outro detalhe importante são as articulações, principalmente a da cabeça. O falsificado articula, mas o original articula muito mais! Sim, isso é tudo o que a cabeça do falsificado consegue subir.


Isto tanto para cima quanto para as laterais. O Garchomp original está em um ângulo um pouco diferente do falsificado na foto abaixo, mas de qualquer forma é possível ver a diferença, visto que isso é tudo o que o falsificado consegue articular a cabeça.


Por último um detalhe que você pode verificar em todas as fotos, mas principalmente nessa em que marquei é que em todas as elevações que ele tem o relevo é consideravelmente menor no falsificado. E não se tratam de falhas de pinturas, os espinhos são menores e arredondados mesmo. O mesmo vale para os dentes, ponta das patas e espinhos das pernas. Os originais são mais "afiados", digamos assim.



Mas ainda assim é uma peça bonita e bem fiel a original.

Aonde encontrar e valores:

Produto original
- A venda da Cynthia já esgotou no Pokémon Center japonês, mas ainda está disponível no estadunidense. Se você tiver cartão de crédito internacional e quiser testar a sorte usando algum serviço de redirecionamento como o Shipito (já falamos dele aqui, olha), você pode adquiri-la nesse link. O valor inicial é de 50 dólares, mas com fretes e comissões, pode considerar uns trezentos e cinquenta reais (pode taxar na alfândega, nunca esqueça)
- Mas caso você ainda queira a versão japonesa, indico a Pokévault, eles são uns amores e o que eles enviam dificilmente taxa.
- No último caso, você não tem cartão internacional, odeia importar e gostaria de adquirir o produto aqui no Brasil, o pessoal da SkadiToys é o mais atencioso e honesto que conheço apesar de que as vezes os sujeitos tão loucos na comissão. (Quando eu postar o review do Red Champion vocês vão entender o porquê)

Produto Bootleg
O melhor lugar ainda é o Aliexpress, e os valores oscilam por lá. Caso você queira a peça solta sem caixa e estojo o valor varia entre 40 e 50 reais. Caso você opte por caixa e estojo, esse valor aumenta para 60 e 65 reais com frete grátis, mas vale lembrar que caixa grande vinda do Aliexpress faz a receita federal crescer os olhinhos no seu pacote. OS TRÊS que utilizei nas revisões foram taxados, enquanto meus quatro originais, só o set do Red+Green foi taxado!
Vamos pegar no pé porque falsificações envolvem trabalho escravo além de serem uma espécie de boicote a franquia da qual tu é fã, mas se não tiver outra opção, não pague 200 reais por um produto que você pode conseguir por 90 no máximo no Ali!

E o veredicto final é...


Aceitável!! Como vocês puderam ver em todas as imagens, as diferenças não são tantas! O qualidade do material dela é muito boa, não corre o risco de peças quebrarem (exceto as balljoints. O plástico delas é seco e não me arrisco a forçá-las), a pintura também é boa e possui pouquíssimas falhas!
E sobre o olho do Garchomp, eu o colori antes de enviar pro meu amigo e até que não ficou tão feio!

E finalmente ficou pronto esse Zoom Lens Compara fiquei quinze dias da minha vida editando essas fotos e esse texto, pqp! Ainda têm mais uns três dessa linha por vir. Tem mais algum produto que você tem dúvida e gostaria de ver? Conta pra gente aí nos comentários! Até a próxima!!
Title: Zoom Lens Compara / Revisão Comparativa: Nendoroid Cynthia - Original vs. Falsificação
Rating: 10 out of 10 based on 24 ratings. 5 user reviews.
Writed by Unknown