Vamos falar sobre: Bootleg/Falsificação de pelúcias - guia para reconhecer.

posted on 0 comentários
Já tivemos nosso Vamos Falar Sobre com o tema falsificações ano passado. Post este que está sempre em edição, então é legal ficar de olho nele. Mas geração nova trás também pokémon novos e óbvio, novas pelúcias e também levas e levas de falsificação. É importante saber a problemática de comprar um produto não original, mas ainda assim, comprar um falsificado ou não é opção unicamente sua, desde que você saiba o que está adquirindo e que menos pessoas possíveis lucrem com isso. Em outras palavras, que você não seja enganado ao pagar mais de cinquenta reais em uma pelúcia falsa a um revendedor desonesto! Este guia é específico para pelúcias e seus detalhes peculiares, então vamos lá.

No ato da compra:


Primeiro: PESQUISE!
E quando digo pesquisar, isso vai desde fabricantes a locais de venda. Por que tia? Para saber aonde procurar e sua faixa de preços. Atualmente as principais pelúcias de Pokémon são fabricadas e vendidas pelo Pokémon Center, Pela Bandai (com a submarca Banpresto) e pela Takara Tomy (que geralmente são a que vão parar nas lojas de brinquedo daqui). Entre a terceira e quinta geração há também modelos originais fabricados pela Jakks Pacific; entre a primeira e a terceira geração (pelúcias mais antigas, mas algumas têm suas falsificações circulando até hoje) há também modelos da Hasbro (que tinha e ainda tem alguma ligação indireta com a Tomy). NENHUMA DELAS está livre de falsificações, mas saber a marca e mesmo a coleção a qual pertence a pelúcia que você quer, é importante!

Agora por que é importante? Porque a Tomy tem distribuição internacional, por isso você pode encontrar pelúcias da Tomy em lojas como a BMart, ou a Semaan/Coleciona, por exemplo. Pokémon Center é limitado somente ao país aonde a loja/site se encontram (Estadunidense só vende para os EUA, Coreano só para a Coreia do Sul, Japonês só para o Japão); algumas coleções lançadas no Japão vão para o Poké Center estadunidense, outras são exclusivas. O que isso muda? Menos peças disponíveis no mundo, pelúcia mais rara... E muda também o fator da etiqueta que vou mostrar lá pra frente! Bandai definitivamente é exclusiva para o Japão! No caso das três fabricantes, lá no Japão existem as coleções de linha (que vão para lojas físicas e sites), as coleções gashapon (que vão para essas máquinas gashapon. Essas pelúcias são fabricadas exclusivamente para essas campanhas gashapon e não são vendidas em sites ou lojas que não tenham as máquinas)

Isso é uma máquina gashapon para pelúcias!
e as coleções de loteria ou Ichiban Kuji, que são como uma rifa gigante. O comprador paga determinado valor e concorre a prêmios variados, sendo alguns comuns, outros raros, até o primeiro prêmio que é EXTREMAMENTE RARO. Nestes casos, mesmo os itens comuns tendem a ser raros, uma vez que só são fabricados os exemplares distribuídos como prêmio e não há novos lotes, quem dirá o prêmio número um. Mas mesmo se tratando de um produto extremamente raro, isto não significa que estão livres de falsificações, na verdade é bem comum eles serem falsificados, por isso é interessante você saber a história da pelúcia que você deseja.

Esses foram prêmios de uma Ichiban Kuji do Pokémon Center

Volte a pesquisar

Sempre que eu tiver material para isso, vou fazer revisões comparativas de pelúcias originais vs falsificadas aqui, assim como faço com os Nendoroid, mas até lá, no próprio eBay às vezes os usuários deixam alguns guias como estes. Pkmncollectors também é um ótimo lugar pra tirar esse tipo de dúvida. Por último, você pode buscar "Pokémon plush bootleg comparison" no YouTube e tem bons vídeos lá. Com o tempo você vai aprender a identificar só de olhar, sem muitas dúvidas, mas até lá, o interessante é olhar fotografias do produto que você tem certeza que é original e prestar MUITA atenção no produto que o vendedor está a vender. Mas vale ressaltar que às vezes mesmo a gente que coleciona há muito tempo, se confunde com a aparência. Algumas cópias são realmente perfeitas! Daí vem outra questão:

Tá, e agora, aonde comprar?


Triste dizer isso, mas evite mercado livre ou mesmo lojas de artigos de anime nacionais, caso você queira algum produto original. Lojas confiáveis que posso citar: Semaan/Coleciona (revendem Tomy), Cafofo do Panda (trabalha com Banpresto por encomenda), Botan Colecionáveis, Ichigo Toys. Eu já trabalhei em loja de shopping que revendia pelúcia falsa como original a preços caríssimos (pelúcia de 15 reais no Aliexpress na época, na loja custava 90), então mesmo com as lojas de shopping, tenham um pé atrás. Na liberdade, tenham os dois pés atrás, porque a única loja da Liberdade que revende pelúcia original é a Haikai!! Caso você não se importe que sua pelúcia seja falsificada, afinal de contas, algumas têm uma execução muito bem feita, o que indico é ter paciência de aguardar o tempo de entrega que é entre um mês a dois e comprar no Aliexpress. Em loja nacional você vai pagar o triplo do valor por bobagem. Muito raramente uma pelúcia do Aliexpress taxa!! "Mas tia, eu não sei como faz pra comprar no Aliexpress"! Tem guia aqui no blog, vê só!! Agora, se você realmente quer original, preste atenção em alguns detalhes:

- Foge do Aliexpress: lá tem uma loja que revende pelúcia original, só ela. Mas é extremamente cara, não vale a pena

eBay é um bom lugar? É. Mas os mesmos vendedores do Aliexpress muitas vezes estão no eBay também, então levem em conta essas considerações:
- Local de origem do vendedor: Se for China ou Hong Kong, há maiores chances de produto falsificado. Se a pelúcia é exclusiva do Japão, o melhor lugar para a origem do vendedor é o Japão mesmo. No caso de pelúcia estadunidense, EUA e Canadá também são boas fontes, apesar de o frete ser ridiculamente caro. Produto vindo da China ou Hong Kong é sempre falsificado? Nem sempre, mas na dúvida, o melhor é não arriscar.

- A reputação do vendedor nesse caso não significa muita coisa: Alguns amigos meus já disseram que compram de acordo com a reputação. Eles estão errados? Não. Mas basicamente reputação em sites internacionais como o eBay é mais usada para dizer que recebeu o produto e ele estava em bom estado, não que o produto é original ou falsificado, pouquíssimas pessoas comentam sobre isto. Então analise sempre o produto e não o vendedor!!

- Olhe as fotos do produto no anúncio: E dê preferência a anúncios com fotos autorais. Quando um vendedor trabalha com produto original, na maioria das vezes ele é minucioso, disponibiliza imagens do produto em vários ângulos e inclusive das etiquetas que algumas vezes comprovam a autenticidade. Se as fotos realmente pertencerem ao vendedor, dificilmente elas aparecerão em outros anúncios no mesmo site (dois ou mais anúncios no eBay com a mesma imagem, certeza de produto falso). Cuidado com fotos de anúncio que podem ter sido roubadas de sites/blogs pessoais. Por fim, desconfie de anúncios que possuem somente fotos de divulgação.

- A quantidade de peças: Se o vendedor tiver mais de cinco unidades da pelúcia, as chances de ser falsificada são gigantes!!!! Mas por que, tia? Lembra que eu falei pra pesquisar fabricante?? Pois é, Tomy por ter distribuição internacional, as pelúcias são mais populares (isso não faz delas mais baratas), é possível encontrá-las em mais pontos de venda. São menos raras. Mas lembram também que disse que Pokémon Center vende exclusivamente para o país de origem e que alguns itens Banpresto só para o Japão mesmo?! Pois é. Não é muito raro eles limitarem a quantidade de encomenda/venda de itens repetidos por cliente, exatamente para não ter muita peça na revenda. Pelúcias de máquina gashapon são difíceis de serem pegas (é aquela mesma máquina de garra de pegar pelúcia que tem em alguns shoppings que você alguma vez gastou rios de dinheiro e desistiu sem conseguir pegar nada), são necessárias muita paciência e dinheiro pra sair de uma máquina com ao menos uma pelúcia. Assim sendo, imagina a loteria que depende somente de sorte para você conseguir exatamente o prêmio que você quer?? Assim sendo, se a pelúcia tem potencial para ser rara e o vendedor tiver muitas peças disponíveis, desconfie!!

Sites internacionais confiáveis (destes é cem porcento de certeza que a pelúcia é original): Pokévault (minha favorita), Sunyshore (amorzinho de atendimento, pena o frete é terrível de caro), HobbyLink (100% de chance de taxa; tenha eles como última opção) e AmiAmi (idem a HobbyLink)

Agora, como reconhecer?

Antes de ir para os principais pontos, vou fazer umas comparações rápidas aqui. A gente estava falando de eBay e um exemplo brotou do chão!! Estava eu caçando no eBay para ver se encontrava alguns itens do Team Flare da coleção Secret Teams que ainda faltam pra mim e a primeira pelúcia do Flarechu que encontro no feed é uma falsificação! (O link da bandida)
"Mas como você sabe que é falsificada, tia?" Vou explicar. A foto dos anúncios (já começa aí, eram três anúncios com a mesma imagem) era essa:


Essa eu realmente reconheci só de bater o olho, e olha que eu estava no trabalho e a pelúcia em casa! O Flarechu é atualmente minha pelúcia e item colecionável favorito!! Até divide o avatar comigo no Facebook e instagram! Assim sendo, eu conheço todos os detalhes dele. Antes de mais nada, o xodó da Flygon que vos fala:


Logo abaixo o bootleg e agora vamos aos básicos:


- As mãozinhas/patinhas: No original as duas ficam bem juntinhas a cintura do Pikachu como se ele estivesse com as mãos na cintura. Nesse falsificado da foto, a patinha direita até copia o movimento, mas a esquerda tá bem retinha pra baixo, percebem?
- O rabo está ao contrário: A ponta da cauda original aponta pra esquerda e não para a direita! É um detalhe idiota que só percebi por ter o original!
- O terno do Pikachu uns dois números menor: Esse Pikachu seria demitido do Flare, com certeza! No original, a roupinha é muito bem ajustada mesmo, o "botão" do centro do terninho não fica esticado daquele jeito, a gola não vem do avesso, a manga do terno faz conexão perfeitinha com a luva, não tem aquela falha, os botões nos punhos são bem alinhados, o da patinha esquerda está bem torcido, mas o que mais chama a atenção aqui, aquele detalhe com o logo do Flare fica abaixo do botão do terno, por dentro dele, e não em cima da calça!

Mas o principal de tudo: A etiqueta. A original da Secret Teams é preta!



Mesmo a pelúcia chaveiro tem a etiqueta preta além de essa etiqueta grande, lindona, com o logo do Team Flare todo bonitão! 😍


Outra comparação vem da minha segunda pelúcia favorita e minha primeira original: Essa Salamence toda bonita toda gostosa do Pokémon Center que comprei há uns dois anos atrás! O lançamento dela foi em 2014, mas as falsificações dela começaram a aparecer só no final do ano passado. Tipo essa que achei no Aliexpress (link da bandida)


Ela é muito bonita, mas tem uma série de erros que vou mostrar pra vocês agora.
Mas antes de mais nada, imagens da original (clique nelas que abrem no tamanho original)!






E a bootleg. Essa falsificação foi judiada, as falhas são muitas!!



- A boca fechada (detalhe para o dente que cresceu demais). A da original é aberta e bem detalhada por dentro
- Os olhos: estão posicionados errado. Deveriam estar mais para cima e mais afastados, sem contar que estão tortos. Reparem que na pelúcia original os olhos não aparecem na visão frontal, eles ficam escondidos atrás das "sobrancelhas" (ou aquela coisa vermelha)
- Alinhamento das "antenas"/"barbatanas"/sei lá que diabos é aquilo: A original não possui nenhum tipo de material para deixá-las rígidas, mas são costuradas de uma forma que mesmo que desalinhem, não ficam caídas daquela forma
- O mesmo vale para as asas: As originais têm entretela ou algum tipo de apoio bem rígido e as asas ficam no lugar certo. No caso a asa direita é originalmente projetada pra ser mais baixa que a esquerda, mas a da falsificada está é caída mesmo.
- As patas traseiras são mais curtas: Céus, por quê?!
- O rabo é torto e serve de apoio para compensar as patas traseiras: Por quê?!²

Há mais coisas que a gente poderia analisar, mas por imagem de divulgação fica difícil. Neste exemplo ela não possui uma etiqueta, mas a etiqueta da Salamence do Pokémon Center japonês é esta:



Agora por que eu fiz isso? São exemplos de pelúcias praticamente idênticas para que você também se atente aos detalhes. alguns são fáceis de reconhecer, outros não. Quase todas as versões poncho do Pikachu já tem falsificações e elas costumam ser colocadas a venda muito rápido, além de as diferenças serem sutis como as que mostrei nos exemplo. Os pikachu Mario/Luigi e os Pikachu grunt demoraram só um mês para ganhar falsificação! Você certamente já viu um Pikachu Poncho, são esses aqui:

Esse modelo de Pikachu SEMPRE é fabricado pelo Pokémon Center!

 Isso vale também para o Pikachu Nebukuro, já têm várias falsificações das versões com eeveelutions! Esses são os Nebukuro, são de fabricação exclusiva da Banpresto e geralmente são gashapon.



Um dos meus exemplos favoritos de Pikachu falsificada, porque a diferença é nítida e fácil de reconhecer é a cosplay de contest que usa a roupa da May. Essa é a falsificada.



Agora olha a original.

  Não só pela baixa qualidade/detalhes, a etiqueta está errada. A correta e original é esta:



No caso da Pikachu cosplay a falsificação está bem nítida. Em alguns casos é muito difícil, porque a similaridade é de mais de 95%!! Aqui os Ufo da Banpresto que não me deixam mentir. O original que achei no eBay:



E o falso no mesmo eBay. (reparem que o falso vem da china e tem 97% de qualificações positivas)



Como a gente acredita que o vendedor do eBay não está a vender gato por lebre? Exceto que ele tenha agido de muita má fé, pela etiqueta, vou explicar depois. Agora vem os pontos de checagem:
  • Execução: Não importa qual seja a fabricante, elas são realmente perfeccionistas e jamais, jamais permitiriam nos pontos de venda (principalmente o Pokémon Center) peças com narinas desalinhadas, olhos tortos, rebarbas de bordado, partes descosturadas roupinhas/acessórios tortos ou patas mais curtas. A pelúcia original é sempre perfeita, sempre!!
  • O Preço: É sempre tabelado. Item de colecionador raramente entra em promoção. Ainda mais supondo que se trate de uma pelúcia de um starter de Alola que lançou no máximo há três meses. Se você a encontrar a um preço ridiculamente mais baixo que o de tabela, não é porque você deu sorte... Os valores variam de acordo com tamanho, fabricante, coleção... A média é entre 30 e 50 dólares para as standard. PokéDoll e Kuttari custam um pouco mais barato (cerca de 25 dólares) e as cushion e trainer size bem mais caras. Conforme vai aumentando o tamanho da peça, mais cara ela fica (até chegar no impossível puff trainer size do Snorlax de quatro mil reais, mas esse é outra história). Enfim, se você encontrou três vendedores vendendo uma pelúcia pelo equivalente a cem reais e um vendendo a trinta, adivinha qual tem a maior chance de ser falso?!
    Vale lembrar que pelúcia, principalmente do Pokémon Center se torna rara e o valor dobra/triplica em pouco tempo. Desconfie MUITO de pelúcia do Pokémon Center barata!!
  • Qualidade do material utilizado: Pelúcia original é cara porque além de ser item de coleção, o material é sempre de excelente qualidade. Eu comprei muita pelúcia falsa acreditando ser original. Quando você toca uma original pela primeira vez a sensação é incrível. Não é exagero!! A maciez no toque do plush utilizado em uma pelúcia original do Pokémon Center é algo indescritível!! É muito fofa mesmo!! Tanto que tenho pena de tirar minha Salamence do saquinho para ela não empoeirar! Algumas falsificações utilizam um tecido de boa qualidade, mas pode acreditar que a original vai ser realmente melhor! Outro detalhe é que mesmo as pelúcias originais mais destinadas a coleção são fofinhas. Algumas falsificadas são realmente duras (enchimento de má qualidade). Aliás, tenho que mencionar esse Sylveon que comprei acreditando ser original. A execução é perfeita, mas o tecido é transparente! Sim, ainda quero o original dele...

  • Etiquetas: Esse ponto rende debate...
Lembra que eu falei pra pesquisar? Pois é! Uma busca rápida no Google e você consegue ver até como é a etiqueta original da pelúcia que você quer... Tá, mas às vezes até mesmo as etiquetas são reproduzidas, como fazer? E quando digo que são reproduzidas, me refiro a cópias quase perfeitas pra não dizer perfeita com todas as letras. Usando novamente como exemplo minha Salamence e essa Dragonite que eu jurava ser original quando comprei. Reparem que a diferença é praticamente só um negrito na fonte.


Mas então, como reconhecer? Voltamos aos pontos de material e execução; eles também se aplicam às etiquetas. Percebem que a impressão na etiqueta da Dragonite está torta (bem próxima à dobra da etiqueta) enquanto a da Salamence está bem centralizada? Outro ponto que não é muito fácil perceber nas fotos é a qualidade de impressão das etiquetas maiores. O papel da etiqueta da Salamence é um pouco mais grosso (já que como se trata de um produto de coleção, o ideal é essas etiquetas não serem removidas) e de alta qualidade de impressão, já a da Dragonite tem um papel com gramatura um pouco inferior (mais fino) e com aparência de xerox colorida (igual às caixas dos Nendoroids que já fiz revisão comparativa, lembram? - Cynthia e Red 425 para quem não lembra).




Às vezes (na verdade é bem comum) algumas pelúcias falsificadas vem com etiquetas erradas. Pelúcia do Pokémon Center vem com etiqueta da Banpresto, Banpresto com etiqueta da Tomy, Tomy com etiqueta do Pokémon Center... Às vezes a etiqueta presa à pelúcia é de um fabricante, a de papel anexada é de outro, tipo esse meu Dragonite UFO:



A etiqueta original básica do Pokémon Center japonês é essa. que infelizmente como a gente viu é bastante usada nas falsificações:


Eles têm mudado o modelo da etiqueta anexa (essa grande com a ilustração do Snivy) de tempos em tempos para tentar evitar a repetição nas falsificações. Como algumas pelúcias são relançadas, é normal que o mesmo modelo tenha duas versões diferentes de etiqueta de acordo com o ano de fabricação, por isso volto a dizer, pesquise o modelo que você quer!
Ultimamente algumas coleções têm ganho suas etiquetas próprias, como é o caso dos Pikachu grunt da Secret Teams. Em alguns casos, como a HipPop Parade (ou "a coleção dos bumbuns"), eles copiaram a etiqueta também, ou seja, serviu óh, pra nada!



Nos pokémon center "internacionais" (Estados Unidos, Canadá e os itinerantes da Europa) a etiqueta usada é essa mais longa. Costumava ser uma pequena semelhante a do japonês, mas substituíram graças ao número de falsificações:



A Fennekin eu comprei aqui no Brasil pelo Enjoei (pela bagatela de 30 reais! 💕) mas o Slowpoke kuttari veio de longe (ganhei no giveaway da fofa da SilverLugia/Pokepolitan), novo e com a tag original. Olha que bonitinha que é:


No caso do Slowpoke tem até saquinho próprio!


Aliás, a etiqueta antiga antiga falsificada é essa, muitas pelúcias vindas do Aliexpress a tem:


Não tenho ainda uma pelúcia original da Tomy, vou ficar devendo até uma boa alma me ajudar.

A Banpresto muda as etiquetas de acordo com a coleção, valor e modelo da pelúcia. Basicamente ela é assim:


Você pode encontrá-la maior, ou menor, o escrito na cor preta ou outras cores, mas até agora as etiquetas falsificadas só apareceram na cor preta.
Um detalhe interessante nas pelúcias Banpresto é que algumas têm essa segunda etiqueta com as cores da Pokéball. Essa etiqueta eu nunca vi em uma falsificação até hoje, então tendo essa etiqueta você pode se sentir mais tranquilo em comprar.


As etiquetas anexadas da Banpresto mudam de acordo com a coleção. Tem essas mais específicas, como a do Cottonee, mas geralmente são aquelas brancas quadradinhas que a maioria das falsificações têm, mas essa da minha Zoroark é original:

A Zoroastra é um achado meu! trinta reais em um evento de anime! 💖

No caso das pelúcias Jakks Pacific a etiqueta é assim longa com um Pikachu. É uma etiqueta bem bonita. A anexada é bem grande e bonita também. Pena que a Jakks parou de trabalhar com Pokémon, tanto as figures quanto as pelúcias tinham uma qualidade incrível!



Tem alguma etiqueta que eu tenha evitar? Tem!!!
Essa dos modelos antigos de PokéDoll. Ela não é utilizada oficialmente no Pokémon Center há uns 5 anos, pelo menos!!


Existe pelúcia original utilizando essa etiqueta? Sim, Mas é pelúcia rara e a tag é um pouco diferente. O Pikachu não tem aquela sombra na barriga/patinhas, assim como as letras no "PokéDoll" têm uma sombra projetada que a etiqueta falsa não tem. Só compre pelúcia com essa etiqueta se a fonte for muito confiável e se a data de fabricação da peça coincidir com a época em que ela era oficialmente utilizada! No mais, a etiqueta para ser original tem que ser igual a esta:


Esse modelo de etiqueta pertence a um fabricante alternativo que você encontra no Aliexpress.


 Alguns modelos não são necessariamente bootlegs, visto que eles fazem pelúcias maiores de alguns pokémon que sequer tiveram versões originais (Goodra, Pyroar, Purrloin, Liepard, Aerodactyl, fora versões shiny de alguns pokémon), mas em compensação eles conseguiram atrocidades como fazer o Growlithe da Canvas triplicar de tamanho! (O Canvas é o primeiro da foto, a falsificação é o último)

Créditos: link
Enfim, se tiver essa etiqueta foge porque definitivamente o produto não é original!!

O que mais pode nos ajudar a identificar??
Infelizmente o Pokémon Center mesmo com 20 anos de existência nas costas, ainda não tem um selo de autenticidade próprio. Mas boa parte dos itens originais de pokémon contam com nosso queridinho selo da ShoPro. Já falei sobre ele no outro post sobre falsificações e em algumas revisões que fiz (A da Jessie da GEM, por exemplo). TODAS as pelúcias da Banpresto o tem, algumas pelúcias da Tomy (as de distribuição japonesa, as de distribuição internacional (fora do Japão) não têm) e algumas do Pokémon Center (geralmente as lançadas em parceria com alguma dessas fabricantes, ou para promoções especiais. Esse selo geralmente é bem exposto na etiqueta anexa, costuma ficar na parte da frente.


Ele é tão certo nas pelúcias Banpresto que geralmente as etiquetas já tem o espaço reservado aonde ele será inserido.


Assim sendo, no caso das pelúcias Banpresto ele é o maior indicativo de pelúcia original. Lembra que lá em cima no comparativo dos Salamences UFO eu disse que o diferencial era a etiqueta? Eu estava me referindo a isso. Lembrando que este número na parte central se refere a faixa de valor do produto. Geralmente os as pelúcias médias oscilam entre 3 e 5 e a grande maioria tem o número 4. Mesmo que ele tenha o selo, verifique se não tem fissuras ou rasgos (típico de que já foi arrancado e colado de novo) se a impressão é boa e ele parece original. Ainda não há falsificação desse selo, mas nunca se sabe...

Logo, sobre o selo ShoPro: Nem todo produto original o tem, mas se tiver é original e pode comprar tranquilamente!


Uma vez li em uma discussão no Facebook que o "For Sale in Japan only" impresso nas etiquetas era indício de produto original, olha só, não é! For sale in Japan only só significa que é um produto para venda exclusiva no Japão (no caso do Pokémon Center indica coleção que não terá relançamento no Poké Center estadunidense). Se por um lado isso faria sentido, visto que teria menos falsificações, por outro os chineses falsificam a etiqueta com essa frase impressa e revendem o produto na China assim mesmo!! Ou seja, o único indício direto de que uma pelúcia é original é o selo ShoPro e ainda assim, o vendedor pode estar a agir de má fé! O melhor a se fazer é evitar eBay e similares e comprar de revendedores de confiança!

Por fim, comprar pelúcia falsa por engano não é vergonhoso e todo colecionador iniciante já passou por isso. Algumas pelúcias falsas costumam ser mais bonitas mesmo que as originais, vê minha Flygonenta!


A original é da Hasbro e foi lançada em 2004. A falsificada tem cores mais vivas e a pontinha da cauda mais bem acabada.


Enfim, economize, pesquise, pesquise mais um pouco, tenha paciência que você encontra sua tão sonhada pelúcia, linda, original e no melhor valor possível!
Caso você tenha alguma dúvida, pode chamar lá no Inbox da página e mandar algumas fotos da pelúcia e da etiqueta que a gente te ajuda! :)

Lembrando que as sessões de original vs falsificação estão sempre em aberto e tudo o que você souber e quiser compartilhar com a gente, os comentários estão ali!!
Divirtam-se e boa busca!!
Title: Vamos falar sobre: Bootleg/Falsificação de pelúcias - guia para reconhecer.
Rating: 10 out of 10 based on 24 ratings. 5 user reviews.
Writed by Unknown