Vamos falar sobre - Falsificações Bootleg/Counterfeit: amor ou pavor?

posted on 0 comentários



Antes de mais nada, como viver é aprender e sempre surge algo novo, esta postagem será sempre atualizada. Fique de olho!

Alguns colecionadores estufam o peito para dizer que só têm produtos originais em suas prateleiras  o que é uma tremenda bobagem. Outros colecionadores porém não têm esse hábito e se rendem àqueles que chamamos de toys/produtos Bootleg, que são as falsas imitações de um produto (também conhecido por Counterfeit (em páginas americanas, o termo counterfeit é mais usado que o termo bootleg) fakes, xingling, flango ou, no caso de jogos, pirata ou paralelo). Não só por ser uma alternativa barata em caso de toys de valor muito elevado, toys bootleg também podem ter outras utilidades como base para customização ou uma forma de tampar na sua coleção aquele furo que tanto incomoda, pelo menos temporariamente.
As vantagens e desvantagens falaremos mais adiante, vamos começar do princípio de tudo:

O que caracteriza um produto como Bootleg?

Todo produto falsificado é geralmente uma cópia do produto original, feito com material de qualidade inferior (no caso das pelúcias, nem sempre), em uma pseudo-indústria que não é patenteada e certificada. Inclusive, o produto não é submetido aos testes de qualidade que os produtos originais são. Alguns bootlegs são réplicas com até 95% de similaridade com o produto original; alguns por sua vez possuem defeitos absurdos em sua forma e pintura (aquelas miniaturas de maquininha de um real completamente "bugadas" que você já comprou só de brincadeira, sabe), alguns são simplesmente produtos terceiros com imagens pegas no google, impressas e coladas.
Alguns produtos copiam inclusive a marca impressa do fabricante original (como um Dratini "Tomy" bootleg que possuo e que tem a impressão da Tomy), que podem vir a confundir colecionadores novatos. Em alguns casos de similaridade muito alta entre produto original e boot, é necessário ter ambos em mãos para reparar as diferenças além da baixa qualidade. Em casos mais raros a única coisa que difere é a tonalidade e falhas de pintura; em casos extremos é só a tonalidade mesmo (tipo as miniaturas de Super Mario que as originais muitas vezes têm a pintura PIOR que as bootleg). Mas nesses casos, o melhor é pedir ajuda a outro colecionador mais experiente (porque principalmente aqui no Brasil, o vendedor DIFICILMENTE vai admitir que o produto que você adquiriu é falso), e comprar produto falsificado como original é vergonha nenhuma. Nem mesmo os colecionadores mais experientes conhecem 100% das peças fabricadas!

Como os Bootleg são feitos?

Antes de mais nada, vale frisar que algumas pessoas chamam os bootleg de "Made in China"; e faz sentido. Mas acontece que a grande maioria dos produtos originais também são feitos por lá, então a expressão é redundante. Todos os produtos originais quando de algum tipo de plástico são feitos em fôrmas; as pelúcias são como roupas, tem moldes feitos em papel; por isto têm o mesmo tamanho e forma quando executados perfeitamente. Algumas fábricas que trabalham para empresas como BANDAI, TOMY, entre outras, têm o costume de jogar essas formas/moldes no lixo quando o produto é descontinuado, ou quando aquelas formas já foram muito usadas. Sim, botam no lixo mesmo! Não destroem nem nada! É aí que as fábricas de bootleg fazem a festa. No caso das pelúcias, também é muito comum um fabricante paralelo comprar a original, desmontá-la e copiar o molde, por isso existem pelúcias com uma similaridade gigantesca, mas com muitos defeitos. Por isto também é muito comum você ver um produto ser descontinuado pelo fabricante original, mas você encontrar cópias falsas do mesmo até uns cinco anos depois. No caso das pelúcias de Pokémon, dificilmente a mesma pelúcia será relançada. Na verdade, os fabricantes das pelúcias bootleg além de copiar moldes das originais possuem também seus moldes próprios, por isso algumas pelúcias bootleg não tem versão "original", mas os originais que não possuem versão bootleg são quase que 1% da linha toda!
No caso dos produtos aleatórios com imagens coladas, o processo é mais simples: pegam imagens de divulgação na internet, diminuem para o mínimo de cores e detalhes possível para baratear a impressão, imprimem adesivos e colam.

E por que são tão mais baratos?

São praticamente aqueles mesmos fatores que mencionei no Vamos Falar Sobre o Aliexpress, lembra? Mas tudo bem, vou listá-los de novo:

- O material utilizado é de qualidade inferior, assim como todo o maquinário
- As tintas são de qualidade inferior e utilizadas em menor quantidade
- Não há trabalhos de design e publicidade envolvidos, visto que reutilizam formas já prontas, artes de caixas já prontas quando for o caso, e não gastam com publicidade
- A mão de obra nas fábricas é extremamente barateada (para não dizer escrava, com todas as letras)

Bootleg e refurbished, qual a diferença?

Primeiramente, o que é refurbished? Vamos lá. Vamos supor que você é dono de uma fábrica de roupas. Um lote de calças jeans que iriam para uma revendedora famosa saiu inteiro com um defeito na costura do zíper e esta revendedora rejeitou todo o lote. As únicas opções que você terá serão ou  botar o lote no lixo ou revender em lojas menores por valor praticamente de custo, pra não sair no total prejuízo. Pois é. No Brasil as fabricantes/distribuidoras não possuem esse hábito, mas em alguns países é muito comum. Supondo que durante a fabricação de um produto, determinado lote saiu com defeito em uma peça. Em alguns países o comum é descartar este lote e fabricar um novo, em outros países o costume é consertar as peças deste lote e colocar os produtos a venda, em uma embalagem diferenciada, valor menor e a especificação: Refurbished, o que seria equivalente a "recondicionado" ou "recauchutado" em português. Estes produtos também teriam uma garantia de fabricante consideravelmente menor. O Japão é um dos países mais rígidos com relação a perfeição na execução dos produtos, e rejeitaria um lote inteiro de pelúcias por causa de uma linha sobrando na costura do olho. Para que este lote inteiro não fosse para o lixo, os chineses o colocariam a venda de forma independente cobrando o valor de uma peça bootleg, porém em um lote limitado (já que o lote defeituoso vai acabar um dia) e uma qualidade superior para um produto falso. No fim, refurbished não é um produto falso, nem original é um filho bastardo. Ele tem maior tendência a ser chamado de falso, pela forma de comercialização, mas é difícil dizer. Vale lembrar que algumas vezes o produto refurbished é a porta de entrada para a falsificação definitiva. Quem pegou a era do Nintendo DS desde o primeiro aparelho sabe do lote absurdo de DsLite refurbished/paralelo que invadiu o mundo inteiro, de forma que havia loja de shopping vendendo refurbished como original e se você não tinha comprado o seu nos primeiros lotes você simplesmente não se sentia seguro o comprando em lugar nenhum!! Até hoje você ainda tem dúvidas se seu DsLite é original... Sempre que eu lembro dessa questão, eu vou conferir os pontos do meu, sim, tem tudo pra ser original, mas...

Um exemplo adorável! Nas minhas primeiras vasculhadas no Aliexpress, eu encontrei um kit de Dragonite, que esgotou três meses depois. Um ano e meio depois fui descobrir que se trata de um Zukan:


Na foto parece gigante, mas é uma miudeza! ^^
Esse da foto é um Zukan original, agora olha o que eu comprei no Aliexpress!


A qualidade é ABSURDA!! A pintura dos detalhes (mesmo porque o Dratini é minúsculo), a execução, tudo é muito perfeitinho. Dele para o Zukan original só tem uma diferença: A base lilás embaixo. Inclusive os Dratini e Dragonair possuem os furinhos para encaixar na base. Este set se esgotou no Aliexpress um mês depois que os meus chegaram no Brasil, o que me faz acreditar que se tratava de um Refurbished sem a base.

Lembro de ter pago R$18,00 no meu kit, agora olhem no Ebay o quanto ele realmente vale!

Bom, o básico do básico a gente já sabe, agora vamos a parte legal e ilustrada:

Comparando padrões de qualidade e reconhecendo o bootleg:

Eu possuo nenhuma peça nas versões original e bootleg para fazer o comparativo direto. Mas vou usar peças aleatórias só para vocês compreenderem um pouco.
Todos vocês já viram os "Pokémon da maquininha de um real" e com certeza até já pegaram um só por curiosidade. Na grande maioria das vezes, eles são falsificações da linha Moncolle (Monster Collection) da Tomy (e que é fabricada desde a primeira geração. Só adicionam poké novos e relançam alguns antigos). Os gasha da linha Moncolle originais da Tomy sempre mudam um detalhe ou outro. Os da primeira geração, também conhecidos como Audley, imitam a pintura aquarelada das ilustrações originais do Ken Sugimori (e alguns poké nessa época, como o Growlithe e o Pikachu, eram bem redondinhos). O plástico é brilhante, mas o efeito aquarelado é fosco. São as mais difíceis de copiar perfeitamente, em compensação são as que mais têm cópias. As miniaturas Referentes a sexta geração são TODAS com acabamento fosco. Das segunda a quinta geração, só os moncolle deluxe e Super Size (os maiores) eram em acabamento fosco, e os demais em acabamento brilhante, como podem ver na fotografia:
Ambos estes são originais.
Por que estou ressaltando isto? Porque os bootleg algumas vezes tinham acabamento fosco. Este era um dos principais diferenciais até então. Agora não é mais. Outra coisa que dificultou foi o fato de que até a geração passada a impressão de originalidade do produto era cravada na peça. Dos Moncolle atuais o relevo é alto, para fora da peça, assim como os bootleg que copiavam essa impressão costumavam ser.
Originais

Bootleg
E agora? Como reconhecer?


É fácil. Posso citar vários fatores:

- O cravado da marca de autenticidade. A original é bem profunda, enquanto a falsa é superficial
- O acabamento é fosco em 90% das vezes
- A pintura na maioria das vezes é de má qualidade e usada em pouca quantidade, a ponto de mostrar a cor do plástico por baixo. Aparentemente é feita com spray e não com maquinário especializado, como nas originais.
- Às vezes a pintura é muito bem feita, mas descasca com muita facilidade também (é o caso do Mewtwo e da Vibrava da foto)
- Detalhes como olhos, boca, listras, unhas, parte interna da orelha, entre outros, dificilmente são coloridos corretamente
- As rebarbas (alguns tem muita rebarba) no plástico ou até mesmo furos de acabamento mal feito são comuns (vide foto abaixo)
- Alguns copiam inclusive a marca de produto original da Tomy. Quando o fazem, são quase sempre em alto relevo
- Os originais vêm em embalagens grandes e chamativas (a não ser que você os compre na Liberdade. Eles sempre os tiram da embalagem), os bootleg sempre vêm soltos.
- Alguns chegam a ter o corpo deformado: patas muito longas, corpo curto, cabeça muito pequena, entre outros O legal é que alguns têm o corpo perfeitinho e dá pra consertar a pintura!
- Cores diferentes das versões originais e shiny (Whismur Roxo, Jigglypuff verde, Arcanine Amarelo foi só alguns dos que já vi)
- Detalhes específicos em determinados Pokémon. Exemplo, o Elekid original tem os furinhos na "tomada", que ele tem na cabeça. O bootleg tem essa área chanfrada, mas não o furo.
Meu Dratini possui rebarbas e fissuras no acabamento
Os D-Arts/S.H.Figuarts de Pokémon ainda não têm bootleg!! No nosso review da Sailor V eu apontei os principais pontos para você reconhecer uma S.HFiguarts de Sailor Moon falsa, dá uma olhadinha lá! :)
Nendoroid por enquanto somente o do Red possui. Mas este vou especificar em uma postagem específica. UPDATE: A Cynthia também já tem! Falsificadores, mal posso ver seus movimentos...

Pelúcias: Quando eu me refiro a qualidade de acabamento das pelúcias bootleg, me refiro basicamente a isso.
São todos bootleg, esses aí! Lindinhos, né? Olha esses dois!
E eu custei acreditar que esse Mew era bootleg!
Pelúcias de Pokémon são um caso a parte, porque mesmo o plush (tecido externo, fofinho) usado nas peças às vezes é de ótima qualidade e se assemelha aos originais. O Mew é meu principal argumento quanto a isso, apesar de que, esse Mew é dos primeiros lotes dele. Os que estão a venda atualmente, a qualidade caiu bastante. De qualquer forma, é muito difícil, muito mesmo distinguir as peças originais de bootleg quando se é um colecionador novato, porque mesmo as etiquetas eles conseguem copiar com muita perfeição!!
Desses quatro, somente a Servine é uma peça autêntica. Vou dizer o porquê logo adiante.

Alguns outros são mais fáceis de distinguir, pelo simples fato de não fazerem questão de fingir ser uma peça original. São essas tags aqui. Tendo ela, pode ter certeza que o produto é falso!!

E esta sendo como a etiqueta de coleção. Outro diferencial interessante é o fato de que nas pelúcias originais, as etiquetas de coleção são sempre anexadas às etiquetas pequenas, e não direto às pelúcias, como é possível ver na imagem ali em cima. As bootleg são sempre anexadas diretamente às pelúcias, seja nas orelhinhas, patinhas, etc.

Detalhes básicos para te ajudar a reconhecer as pelúcias originais:

- Qualidade de material: em um geral, o plush usado na confecção das pelúcias falsas é de boa qualidade, mas o material das pelúcias originais é inexplicavelmente superior!! O toque é de uma maciez que não dá pra explicar em palavras ou fotografias.
- Execução perfeita; perfeita mesmo! - Sem erros de alinhamento dos olhos e narinas, sem costuras tortas, sem rebarbas de linhas nos bordados (olhos, principalmente), se você comprar o produto novo ele não terá defeitos como descosturas ou asinhas caindo. As pelúcias originais se mantêm em pé sozinhas, enquanto algumas falsas precisam de apoio. 
- Muitas fotos idênticas em diferentes anúncios. Evite comprar, seja em mercado Livre, EBay, Aliexpress, produtos de anúncios cuja foto você já viu em outro! As chances de ser um produto de lote falso são muito grandes. Umas duas postagens a frente dessa, a gente vai falar sobre fotografia autoral e ela é muito importante para que você saiba o produto que está adquirindo!!
- Fidelidade ao Pokémon representado - mesmo que em versão chibi. Portanto duvide de pelúcias com detalhes sobrando/faltando, com desalinhamento em detalhes como olhos ou narinas ou com alguma coisa estranha difícil de especificar, como esse Espeon...


- Etiquetas/qualidade de impressão: Sabemos que eles copiam as etiquetas, mas às vezes a qualidade é tão "xerox colorida" que não fica difícil reconhecer. Mas vamos a dois casos específicos. Primeiro do Pokémon Center, esta etiqueta é a mais fácil de denunciar uma pelúcia falsa:


Provavelmente você já a viu em alguma pelúcia, né? Agora vamos ver a original?



A diferença basicamente é esta sombra projetada na palavra "Poké Doll". Atrás ela era cheia de informações, enquanto a falsa tem umas duas linhas escritas. Graças ao excesso de falsificações com uso dessa etiqueta, o Pokémon Center abandonou seu uso desde 2010 mas criar selo de autenticidade que é bom... Portanto, viu alguma pelúcia com essa etiqueta sem a sombra, corre!! As pelúcias oficiais do Pokémon Center possuem uma etiqueta específica para cada modelo. Etiquetas estas que são copiadas junto com a pelúcia, então não está adiantando muita coisa...

No caso das pelúcias Banpresto há um pequeno detalhe além das etiquetas básicas que já foram copiadas, é essa segunda etiqueta com padronagem de PokéBall que só as originais possuem. Nem toda pelúcia original a possui, mas caso a pelúcia a tenha, pode comprar tranquilamente!




 Se tratando de pelúcias específicas do Pokémon Center cuidado com vendedores que possuem grande lote de determinada peça, ou a está vendendo muito barato. O Pokémon Center, principalmente o japonês, funciona como uma Bandai Premium da vida, onde muitos itens são de triagem limitada, inclusive quando se trata da quantidade de itens por pessoa! Item original do Pokémon Center rarifica muito fácil, exatamente porque eles lançam coleção nova constantemente e produz os itens em quantidade muito pequena.
Outro fato curioso do Pokémon Center japonês é que assim como a Bandai Premium, seus itens não são vendidos para fora do Japão e isso é especificado nas etiquetas. Nestes casos, somente em lojas ou revendedoras de sua confiança. Se encontrar no Aliexpress, corre que é falso!

Outros tipos de toys: É raro, mas acontece. Aliás, estes dias estava zanzando pelo Mercado Livre e vi este anúncio. Esse Dragonite é um Bootleg do Dragonite da linha Plamo, lançada pela Bandai ano passado. Ele tem uns 80% de similaridade, visto que o tamanho é o mesmo, tem as mesmas articulações e o mesmo esquema de abrir a boca quando você mexe com a patinha direita dele. Inclusive ele é garage kit também e vem com as pecinhas pra montar, as diferenças são que ele já vem pintado, (o original tem adesivos).
Fonte: Anuncio no Mercado Livre
Nestes casos, o Dragonite original é um pouco mais bonito, apesar de o bootleg ter traços mais delicados. O original pertence a um kit o qual inclui também Dratini e Dragonair, cujo review você pode ver aqui! Como eu amo Dragonite e vou protegê-lo, se não fosse o valor um pouquinho alto, eu mesma o compraria!!
(Esse é o original)
Todos os produtos para todos os efeitos, o que devo prestar atenção:



O selo da ShoPro! Voltem lá nas fotografias das etiquetas e prestem atenção na etiqueta da Servine! Aquele selo azul é uma possível garantia de que o produto que você está adquirindo é original. Curiosamente já o vi em peças Tomy e Bandai, mas nunca em uma peça do Pokémon Center... Aliás, revoltante como as peças do Pokémon Center são algumas dos maiores alvos de falsificação e ainda não possuem um único selo de autenticidade!! Mas voltando ao selo ShoPro, ele é uma maravilha para você que tem dúvidas sobre um produto. Ele pode ser encontrado nas mercadorias da Bandai (Bandai Kids, ou "dedoches", pelúcias Banpresto, SHFiguarts/D-Arts e outros), Jakks (pelúcias e linha playline) e Tomy (Moncolle, Pitapoké e outros). Nem todo produto original possui este selo, mas ele não foi falsificado ainda. Se um produto o tiver, a não ser que o vendedor esteja agindo de má fé, o produto é original!! Lá pra frente eu vou abordar fraudes em vendas e vocês vão compreender o porquê de eu dizer que esse selo não é 100% de garantia de produto original!

Pesquisar com antecedência! o PKMNCollectors é uma ótima fonte para pesquisa, assim como o EBay pode ser na maioria das vezes. Em caso de Nendoroid, Figuarts ou todos os outros tipos de figures, o My Figure Collection especifica os toys que possuem versão falsa (lá chamados tanto de bootleg quanto counterfeit) e em alguns casos possuem até galeria com fotos deles. Pesquise preços, tudo é importante!!


Prós e contras do Bootleg:

Porque não poderia faltar. Os pontos positivos:

- O valor bem mais barato
- A qualidade impressionante, no caso das pelúcias
- O fato de poder ser uma alternativa para preencher sua coleção no caso de o produto original sair de linha (Se tiver paciência, você encontra alguns bootleg com forma perfeita, assim como meu Dratini)
- Servir de base para customizações (chaveiros, colares, pulseiras, etc, ou até mesmo para ser seu fakemon) que você não teria coragem de fazer com uma peça original

- Algumas pelúcias realmente não parecem fakes.

Pontos negativos:

- Há trabalho escravo ou análogo a escravidão envolvido na produção/transporte de 98% dos produtos bootleg
- Produtos não-originais obviamente não somam nas vendas oficiais da franquia, compra-los é uma espécie de boicote.
- Produto que não soma venda não gera lucro e isso dificulta a possibilidade de investirem em nosso país em relação a lançamentos (ou aquela filial do Pokémon Center que todos sonham em ver na Liberdade)
- No caso de produtos fabricados em seu país (TCG e mangá) os originais geram retorno ao comércio local, geram empregos... É interessante pensar com carinho nisso.
- O fato de algumas lojas venderem fake a valor de original
- No caso dos produtos feitos em plástico, a qualidade às vezes é tão baixa que encurta a vida útil do toy
- esteticamente, não são tão bonitos quanto os originais (no caso de produtos feitos em plástico. As pelúcias são sim)
- Pirataria é algo bastante problemático em vários fatores
- Essa página do Facebook

Por fim, vou debater isso melhor em uma postagem a parte, mas já adiantando aqui: Sua coleção não é menos autêntica se você tiver itens bootleg nela; da mesma forma que sua coleção não é melhor só por ter produtos originais. Como eu digo aqui em quase todo o post, sua coleção é moldada em suas vontades, nada além disso! Dizer que uma coleção é menos digna porque tem itens bootleg é mais daquela velha história do "colecionador de verdade" que a gente sabe que além de imposição de regra em algo que não os cabe é uma tremenda bobagem! Sim, você pode ter seus bootleg, desde as réplicas bem-feitas até os mais grotescos e ser feliz, porque é isso o que importa!!
E ainda em tempo, itens bootleg que você modificou por algum motivo, seja reforma de pintura, ou transformá-los em algum acessório ou coisa do tipo, são promovidos a custom, tá?!

Por hoje é só, pessoal! Nos vemos em breve!
Title: Vamos falar sobre - Falsificações Bootleg/Counterfeit: amor ou pavor?
Rating: 10 out of 10 based on 24 ratings. 5 user reviews.
Writed by Unknown