[Zoom Lens Compara] - Red Nendoroid (Básico - 425) Comparativo - Original e falsificação

posted on 1 comentários
Zoom Lens Compara é uma versão diferente do Zoom Lens que vocês já estão acostumados. Além de uma revisão comum, ela tem por objetivo mostrar diferenciações entre versões de uma peça, seja por relançamento, seja por falsificação, como é o caso de hoje.
Não consigo entender o fato de o povo idolatrar tanto o Red. Sério, é o treinador menos carismático e mais GaryStu de todos. De qualquer forma ele é idolatrado e tudo o que fazem dele vende. O maior exemplo é seu Nendoroid, peça essa que se tornou o item mais raro do Pokémon Center e o Nendoroid mais raro e caro da Goodsmile (aqui estamos nos referindo a um catálogo de 624 peças e contando, não é pouca coisa); que ganhou relançamento (intitulada Champion Version)  no especial de 20 anos, com o inesquecível episódio das peças do primeiro lote se esgotando em meia hora e deixando muita gente descontente mundo afora (como você viu aqui; recordar é viver). Como falsificador é um bicho maldito, rapidamente o que se viu foi uma chuva de cópias baratas (ou não tão baratas assim) desse Nendoroid do primeiro lançamento. E como HUEBR é pior que falsificador, pessoal tá vendendo essas gracinhas aqui como original E POR PREÇO DE ORIGINAL antes da supervalorização (entenda por 200 a 350 reais). Pra quem coleciona há muito tempo, é fácil distinguir uma peça falsa, mas para quem está começando agora é uma tarefa difícil, e aqui estamos nós pra tentar torná-la um pouco mais fácil!! :)

Antes de qualquer coisa....

 Há uns pequenos fatores que devemos levar em conta. Eles não são decisivos, mas ajudam muito.

Qual o valor? - Como disse lá em cima, estamos nos referindo ao Nendoroid mais raro da Goodsmile. O que acontece com coisa rara e/ou rarificada? Ela dobra de preço!! Pois é, com o Red não é diferente. O produto que oficialmente era comercializado a 50 dólares no Pokémon Center, agora está sendo comercializado entre 250 e 300 dólares no eBay e os prints não nos deixam mentir.


Logo, pagando entre 800 e mil reais há a chance alta de o produto ser original. Pode ser um gato por lebre muito caro? PODE, mas as chances são menores
Entre 600 e 400 reais, MEDO! Pode ser um original cujo dono não sabe o real valor que o produto agregou, pode ser gato por lebre.
Entre 100 e 300 reais é falsificado, sem pensar duas vezes. Qualquer valor acima de 120 reais, foi uma falsificação na qual você pagou bem caro!! O Red que utilizei na postagem custou noventa reais com a taxa de alfândega (SIM! Consegui o feito de ser tributada em um produto de 14 dólares!!), sem a taxa ele custaria somente 60 reais. Logo, na dúvida não pague 200 reais nele... Resumindo, o valor pode ser um grande indicativo do produto que você está adquirindo

E a quantidade? - Básico, se você o encontrou em uma loja física ou em uma loja online e tiver, sei lá, três unidades disponíveis, a chance de ser falso é imensa! Por quê? Porque esse Nendoroid é raríssimo e dificilmente alguém vai ter uma peça do produto original a venda, quem dirá três!! Lá no nosso post sobre falsificações a gente comentou sobre o Pokémon Center, mas aqui levanto a questão de novo: os sites são o que chamo de "clube da Lulu": o japonês só vende para território japonês, o estadunidense só para território estadunidense, os europeus só para seus países e assim vai. Eles trocam de coleção temática com uma frequência mensal ou bimensal, de forma que dificilmente os itens de coleção especial são repostos (há uma linha regular de pelúcias e outros itens que dura até seis meses, mas se o estoque esgotar antes, não há reposição) e com os Nendoroid não é diferente. Esgotando, não há reposição. Ao contrário dos falsos que são diariamente fabricados e revendidos aos montes na China. Portanto, foi fácil de achar, vendedor tem de monte, é falso!

Ótimo, agora a gente já pode falar sobre o produto!!

Apresentação

Antes de mais nada, não vai ter comparação direta entre o Red original e falso!! "Por quee, tia?!" Porque da onde raios eu iria tirar um original, me diz?! De qualquer forma, temos o N que é um Nendoroid original da mesma linha e os pontos que vou ressaltar não há a necessidade do produto idêntico para mostrar, visto que são básicos. Pronto, agora sim, vamos ao que interessa!

Nendoroid do Pokémon Center tem sempre duas versões de caixa que podem ser originais. O motivo é que as distribuídas para o Poké Center estadunidense foi adaptada e traduzida, mas isso não a torna menos original. O que é normal mudar nas caixas:




- Obviamente o texto escrito em japonês vai ser traduzido para o inglês
- As escritas em japonês na lateral esquerda da caixa na visão frontal não foram traduzidas, elas simplesmente foram removidas.
- Na versão em japonês o número de série do Nendoroid tem destaque e o nome do personagem em japonês escrito logo em baixo em romaji, a série a qual o personagem pertence, e depois o nome do personagem em kanji (padrão Nendoroid); na versão estadunidense é o contrário o nome do personagem em inglês (quando há a conversão, no caso, o da Cynthia. N e Red continuam iguais) tem destaque e o número de série Nendoroid nem aparece 
- Na versão estadunidense, há umas especificações na parte frontal da caixa Logo após o nome do personagem

No caso do bootleg do Red, há versão de cópias da identidade visual de ambas versões, além de uma terceira que mistura características das duas. A que recebi é uma cópia bem coesa da versão japonesa da caixa que inclusive possui o logo da GoodSmile. Em algumas versões da caixa esse logo foi retirado, portanto se não tiver os logos do Pokémon Center ou da Good Smile, automaticamente é um produto falso, mas tê-los não é garantia de o produto ser original. 





Ainda sobre apresentação, a primeira impressão que você vai ter do bootleg é que o estojo é bem frágil ou que o carteiro que pegou sua encomenda é um membro da carreta furacão porque logo que abri a caixa de encomenda essa foi a primeira visão que tive do produto:



Um detalhe bastante interessante: as caixas originais sempre possuem um lacre adesivo circular, tanto na parte superior quanto na inferior da caixa. Igual a esse da foto:



O bootleg que usei para esse post tinha nenhum lacre na caixa. Acontece de algumas caixas virem com um pedaço de fita adesiva comum. Há falsificações muito bem feitas que possuem o adesivo circular, mas é solto e fácil de remover (no caso dos meus originais, corto o selo com estilete, porque remove-lo no puxão pode rasgar a caixa). Mas o lacre é sempre esse redondinho e colado muito firme na caixa.


Ela segue o padrão da caixa original a risca, mas a qualidade de papel e impressão são nitidamente inferiores. Enquanto a original possui brilho e boa gramatura, a falsificada tem impressão semelhante a de uma cópia colorida com papel pouco mais fosco (ele é brilhante, mas menos que o original) em gramatura inferior (mais fino e menos resistente, em outras palavras). Não fica muito aparente nas fotos, mas pessoalmente o aspecto de xerox colorida é fácil de identificar.




Mas que eles são detalhistas, eles são!
Abrindo a caixa, temos o estojo de acrílico aonde as peças se alocam, o suporte do Red logo abaixo do estojo e um pequeno manual de instruções que ensina a trocar as peças do boneco. Esse que usei no comparativo não veio com manual de instruções, mas alguns bootleg o acompanham e a qualidade de impressão é bem semelhante ao do original. 


 O estojo veio com tanta fita adesiva, mas TANTA FITA ADESIVA que perdi uns dez minutos da vida removendo!! O original tem nenhum tipo de cola ou fita adesiva juntando os lados do estojo. Ele é bem firme e precisa de nada para se manter fechado. O falsificado aparentemente não é tão firme assim e se solta com facilidade. Lá pra frente a gente vai descobrir que ele é firme sim, mas ele foi feito no exato molde do estojo original e há uma diferenciação em algumas peças que faz com que ele não se feche adequadamente. Aliás, outra característica do Nendoroid falsificado é que todas as peças menores são presas ao estojo com fita adesiva; no original isso não acontece.  


Você nunca vai encontrar fita adesiva prendendo o estojo original ou qualquer um de seus itens
 Assim sendo, preste atenção:
- A caixa possui os logos do Pokémon Center e da Goodsmile?
- A qualidade da impressão da caixa é boa, ou parece cópia colorida?

- Tem algum personagem ou item solto lá dentro?
- A caixa tem lacres de proteção?
- Caso tenha chance de abrir a caixa, o estojo foi fechado com fita adesiva (aquelas largas de fechar caixa pra enviar pelos correios)?


Caso algum item não passe na checklist, corre!
Todos passaram, tia. E agora? Agora vem a segunda parte:

O Produto:


Uma das principais características dos Nendoroid originais é o carinho gigantesco que o fabricante tem com as peças e o cuidado em embalar os bonecos em 50 plásticos diferentes. Plástico entre o rostinho e o encaixe da franja, plástico na cintura, plástico no cabelo (quando longo), plástico no detalhe da roupa (quando houver), plástico na frente, plástico atrás... O falso tem nenhum plástico de proteção, nem mesmo um vagabundo na frente para enganar. 
 
Outra característica é a precisão na pintura e nos detalhes, coisa que no bootleg é gritante. As falhas de pintura são muitas:



Outro detalhe relevante: os olhos. Em um lote das falsificações, que inclusive serviu de modelo para as fotos do catálogo do Aliexpress, houve um erro no alinhamento e espaçamento entre os olhos do Red no rostinho básico. Os olhos ficaram mais próximos do que deveriam, o que deixou o personagem com uma aparência estranha

Esse do nosso review veio com o espaçamento correto, mas em compensação a impressão veio bem apagada. Os olhinhos do original têm uma cor bem ressaltada, vejam!

Pessoalmente a impressão é ainda mais clara, mas minha câmera gosta de me trollar.

O mesmo aconteceu com o Squirtle e o Charmander, vou mostrá-los daqui a pouco.

Há outros detalhes no qual você deve prestar atenção. Eles são os maiores indícios que seu produto pode vir a ser uma falsificação:


A união do pescoço: em todos os Nendoroid originais mais recentes ela é feita da mesma forma. Há essa "ponte" entre as peças do rostinho e do cabelo. elas se encaixam através dessa peça. Na falsificação a tal ponte não existe; a peça do rostinho é mais comprida e a balljoint (essa bolinha de articulação que une os membros do boneco) se encaixa diretamente no rostinho. Esse molde existia nos primeiros modelos de Nendoroid e não é mais utilizado há algum tempo. Todos os Nendoroid do Pokémon Center foram feitos nos moldes novos. Por dentro das peças dá pra ver bem a diferença!

No produto falso a união das peças é feita diretamente a peça do rostinho. Não tem a ponte.

O rostinho de um Nendoroid de Pokémon original é sempre dessa forma.



Daí fica o questionamento, essas peças são compatíveis? Sim. É só você remover a ponte do pescoço e utilizar o rostinho que quiser, mas lembre-se de utilizar a balljoint do produto original, porque a do falsificado fica horrível. Ou seja, se você comprou o Champion e quiser comprar um falsificado do 425 pra pegar a carinha sorridente, pode fazê-lo!!
Lembram que lá em cima quando eu estava falando do estojo eu disse que ele não era tão frágil quanto parecia? Pois é, as peças do rostinho são maiores que as originais, enquanto o estojo é uma cópia exata do original. Por isso o estojo não fecha corretamente e daí a necessidade daquele absurdo de fita adesiva, tanto em volta quanto dentro do estojo!

As balljoints (ou bolinha de união): que são as bolinhas de articulação que juntam os membros do boneco (acabei de falar no parágrafo anterior, mas ok). No caso do Red são a do pescoço e as que ligam a cintura às pernas. Enquanto no Nendoroid original elas são da exata mesma cor dos membros, no falsificado a tonalidade é diferente, sendo mais escura a do pescoço e mais claras as das pernas.

Balljoint original. Percebe que ela é da exata mesma cor e tipo de plástico.
Balljoint do falsificado. Percebe a diferença de cor. O plástico é um pouco mais "seco" também.
Este que utilizei no review em particular, as balljoints das pernas vieram encaixadas no ângulo errado (as perninhas articulavam para os lados ao invés de para trás/frente) e eram duras, extremamente difíceis de ajeitar. O medo de quebrar era grande, já que o boneco não é meu, mas com jeito consegui colocá-las no lugar certo! O plástico das balljoints é "seco" e pode quebrar facilmente, então cuidado!!
As balljoints também têm o sorrisinho que é a marca de autenticidade da Good Smile, mas o negócio ficou tão mal feito que olha...



As Pokéball e Master Ball têm um acabamento sofrível, o que para peças tão miudinhas, eu não imaginava algo diferente, visto que nem mesmo as originais são perfeitas, às vezes. A da esquerda é a original que acompanha o N, as outras duas são as bootleg que vieram com o Red.


O suporte é bem semelhante ao do original, mas o pino encaixa em bem menos furinhos do que o original geralmente encaixa. É bem firme, o boneco não cai.

Os dois suportes. Repare que o original é mais fosco. O bootleg é bem transparente.
 As principais diferenças são o saquinho do suporte que o do falsificado é bem fino enquanto o original é mais grosso, o suporte original é mais fosco, o falsificado é praticamente transparente por completo e o principal de tudo, as inscrições:

A inscrição do suporte original deve ser algo como "O ano de fabricação do Nendoroid~ Pokémon/Nintendo/Creatures/GAME FREAK

O suporte original. A inscrição cita Pokémon, Nintendo e a Game Freak.
 A do suporte falsificado cita qualquer nome aleatório. No caso, esse veio com o mesmo suporte falsificado da Hatsune Miku, que geralmente vem com essa inscrição.
O suporte falsificado.
  
Outros detalhes:

- A mochila original é composta por duas peças e a parte das alças se separa da bolsa. A falsificada é uma peça só
- O plástico dos bracinhos da peça falsa são bem "molengos" (pelo menos essa que tenho em mãos, é assim) são flexíveis demais e difíceis de manusear por este motivo. Os do produto original são bem mais firmes.

Os Pokémon:


Assim como o original, ele acompanha Charmander, Squirtle e Bulba! Eles não são muito diferentes dos originais, exceto por alguns detalhes:


- Falhas na pintura. O Bulba foi o que veio menos lesado nesse quesito, mas o Charmander e o Squirtle nem tanto...


- Rebarbas e imperfeições: rebarbas são essa "sobra" que fica na união dos moldes da peça (na cabeça do Charmander na última foto). O original é lisinho, enquanto o falsificado tem essas falhas.


- Impressão dos olhinhos fraca, assim como nos rostinhos do Red. No caso do Charmander dá pra ver o laranja do plástico por baixo.



O squirtle tem o que eu chamo de "síndrome do bootleg", que é esse furinho na cabeça além da rebarba. Em vários lotes do Red falsificado, o Squirtle veio com essa falhinha na cabeça e no mesmo ponto! Inclusive tem foto de anúncio do Aliexpress que mostra a falha:


No nosso squirtle até que a falha veio bem mais sutil do que nesse da imagem de divulgação!
Tirando isso está tranquilo. São bem bonitinhos!

Aonde encontrar e valores

O original você não encontra mais para venda! Pode tentar a sorte no eBay e pagar o valor abusivo que a galera cobra lá, mas não recomendo. Só se você fizer muita questão!
E sim, ficamos na torcida por uma 3ª wave do Champion Version!


O Bootleg, o melhor lugar para adquirir ainda é o Aliexpress. Não recomendo comprar bootleg por motivos de: trabalho escravo envolvido e o não-suporte à franquia, mas se for algo indispensável, que você pague o menor valor possível.
Este que usei no review foi adquirido nesse link. Veio bem rápido, tirando o tempo que ficou preso na alfândega.


E o veredicto final é....

 

Aceitável!! Caso esse Nendoroid seja uma peça indispensável na sua prateleira, como o original é realmente IMPOSSÍVEL de ser encontrado, ele cumpre bem a função de preencher o vazio. Caso você seja viciada/o em customizações assim como eu, ele é uma boa base.
Eu particularmente o teria só pra fazer um custom do Hilbert, que estou querendo fazer há um bom tempo. Para agregar de fato na coleção, consegui o Champion, agora só falta a alfândega liberar!

Algum bootleg que você tem dúvidas?? Deixe um comentário que a gente caça pra você!!
Até a próxima!
Title: [Zoom Lens Compara] - Red Nendoroid (Básico - 425) Comparativo - Original e falsificação
Rating: 10 out of 10 based on 24 ratings. 5 user reviews.
Writed by Unknown

1 comentários:

Adorei as explicações ...
Agora da pra ter uma noção do que estamos comprando ... E se optarmos por um bootleg não pagaremos tão caro por ele ...

ReplyDelete