Vamos Falar Sobre: Sites de negociação entre pessoas [Nacionais], o que você precisa saber - Parte 1

posted on 0 comentários
É ótimo quando encontramos a peça que queremos para nossa coleção em lojas, a compramos e levamos para casa no ato, mas em 90% dos casos isso não é possível! Na esmagadora maioria das vezes, nos referimos a itens que dependem de importação. Outras vezes são itens muito antigos ou raros, coisa que definitivamente você não vai encontrar em uma loja convencional. Assim sendo, você vai depender diretamente de outra pessoa física. Existem sites feitos exatamente para intermediar essas negociações e tentar torná-las mais seguras e em nossa postagem de hoje vou contar minhas experiências particulares com cada um deles e fazer também um pequeno guia. Vamos lá!

Essa postagem se refere aos sites de intermediação nacionais. Já fizemos um guia específico para o Aliexpress e o EBay vai ganhar um guia próprio também em breve. Vou falar sobre os principais/mais populares e mais utilizados (ou não) sites nacionais e que dá pra ter um pouquinho de confiança: Mercado Livre, OLX (antigo Bom Negócio) E Enjoei.Nessa primeira parte vou falar sobre o Mercado Livre e o Enjoei.

Mas o que são esses sites afinal??

São sites de venda PPP - Pessoa para Pessoa (do inglês "People to People" ou P2P), eles funcionam como uma espécie de "Classificados" online aonde você pode anunciar produtos e serviços, ou adquirir estes produtos ou serviços. Inicialmente, o anúncio básico é gratuito, os anúncios pagos possuem características específicas de acordo com o site. O site pode intermediar venda e envio, ou somente pagamento, ou nem mesmo o pagamento propriamente dito, dependendo do caso. Inicialmente é grátis, eu vou explicar o porquê depois.

Em quê eles são úteis?

Fazer o que eu chamo de "garimpar" esses sites é sempre uma ótima chance de se encontrar coisas boas muito baratas ou coisas raríssimas em bom estado de conservação. Revendedores ou outros colecionadores utilizam muito dessas plataformas para revender com maior segurança e comodidade, mas vale lembrar que estes sites também são utilizados por pessoas alheias ao "mercado" de coleção. Em outras palavras, muitas vezes os anunciantes são pessoas simplesmente querendo desapegar daquela coisa que está ocupando espaço no guarda-roupa e assim, revendendo aquele item raríssimo a preço de tralha. Daí que vem as melhores oportunidades!
Estes sites (os que fazem intermédio no pagamento) também são aliados para quando se faz negócio com alguém por quem você não tem 100% de confiança, como foi dito aqui no post sobre compras. Por último, no caso do Mercado Livre, o Mercado envios é um serviço de excelente qualidade no qual o frete pode ter valores ótimos e muita gente utiliza o mercado pago só para aproveitar o frete do Envios!

Mercado Livre


O mais popular entre os três, o Mercado Livre é o mais antigo dos três no Brasil e que atualmente possui as melhores opções de serviço. Ele faz intermediação no processo de compra, por meio do Mercado Pago e no processo de envio, através do Mercado Envios.

Como funciona? - Vendendo

O anúncio básico é gratuito para produto usado e lhe é cobrada somente uma taxa de três reais caso você queira transferir seu dinheiro para conta bancária. O anúncio básico expira 60 dias após ser criado, caso não haja a venda do produto e a visualização é comum, anúncios mais novos irão se sobrepor aos seus. As versões pagas de anúncio são flexíveis ao que você espera: divulgação em redes sociais, anúncio que nunca expira, maior destaque nas buscas, anúncio que aparece na página principal do site, etc. Esses valores são descontados sobre o valor do produto após realizada a venda. No caso do anúncio básico de produto usado, o único valor descontado são os três reais de transferência para conta bancária, quando for o caso. Quando o dinheiro for utilizado dentro do próprio Mercado não há desconto algum.

Você pode oferecer ao comprador a opção de retirar pessoalmente. Caso não queira, a compra é feita automaticamente pelo Mercado Pago, no qual o comprador pagará pelo produto e também pelo valor do frete, calculado pelo Mercado Pago no momento da compra. Você não tem acesso ao valor pago pelo frete. O site gerará uma etiqueta já contendo um código de rastreio que você deverá anexar na caixa da encomenda, o que facilita bastante sua vida com os correios. Você poderá também oferecer frete grátis ao comprador, que funcionará de forma bem semelhante e o Mercado pago irá descontar o valor do frete do valor que você irá receber pela venda.Você pode também oferecer parcelamento sem juros, o valor é calculado pelo próprio sistema em cima do valor de sua peça e das possíveis parcelas a serem feitas.




Alguns dias após sua qualificação positiva pelo comprador, o Mercado Pago disponibiliza o valor do produto vendido em sua conta do Mercado Pago, que você pode gerenciar em um site a parte, este aqui! Estes "alguns dias" variam de acordo com sua reputação/número de vendas no site e da sua sorte mesmo! Já tive venda que demorou uma semana para eu ver o dinheiro, teve venda que recebi assim que o comprador qualificou! Você pode usar o valor recebido para efetuar compras no próprio mercado livre, efetuar recargas de celular e por fim, transferir para sua conta bancária, o que terá uma taxa de três reais. Pelo site você pode visualizar todas suas transações.

Como funciona? - Comprando 

A não ser que o vendedor esteja na sua cidade, ofereça a entrega pessoalmente e você opte por ela, você terá que recorrer ao Mercado Pago para fazer o pagamento. As opções são cartão de crédito, boleto bancário e crédito do mercado pago, caso você tenha algum valor em sua conta; mas o valor da conta mercado pago só estará disponível caso seja igual ou maior que o valor da compra que pretende fazer. Vamos a um pequeno exemplo.


Supondo que quiséssemos comprar esse item só supondo mesmo, porque ele custa absurdos 320 Reais!! seria possível simular o frete antes da compra. basta clicar ali no "ver custo de envio". O interessante é que o Mercado livre oferece opções de envio, PAC, Sedex e dependendo do produto, carta registrada.
Este vendedor em específico só disponibilizou uma imagem do produto, essa que estamos vendo. Caso o vendedor disponibilize mais imagens (pode até seis imagens por anúncio) a mesma vai aparecer no canto esquerdo da imagem principal. É possível também simular o parcelamento antes da compra!! Não sejam como a Flygon que vos fala que fechou a compra na tentativa de simular um parcelamento e quase foi negativada por besteira!
É só clicar alí no "Mais opções"

que abre essa janelinha simpática aqui.
No caso, o vendedor ofereceu o parcelamento sem juros. Quando não isso não é oferecido, na simulação aparece também o acréscimo em após dez pagamentos o valor do produto dobra. Descendo a janela aparece a reputação do vendedor (o que é super importante), a descrição do produto feita pelo vendedor e por último um espaço de perguntas aonde você pode tirar dúvidas sobre algo que não ficou muito explícito. Quando o vendedor te responde você receberá a resposta por e-mail e a notificação constará na sua conta do ML e no aplicativo de celular.

Caso você pague em cartão de crédito, ou utilize créditos do MP, o anúncio é pausado e só é finalizado quando o vendedor envia o produto. Quando você opta por pagamento em boleto, o anúncio continua ativo e só pausa quando consta o pagamento de seu boleto (o que se você fizer em um sábado, só vai ser na quarta feira), o que é horrível, pois mesmo você pagando o boleto, se alguém fechar a compra com um cartão de crédito, ela compra o produto antes de você!! O vendedor não é avisado quando alguém gera boleto da compra dele, o que é ainda pior!!

Processada a compra e optando pelo Mercado envios, Assim que o produto lhe é enviado você receberá um e-mail/notificação no app. O sistema do envios acompanha a entrega de forma que tem controle do recebimento do seu produto, ou mesmo do não recebimento, que é o que ocorre quando os Correios se atrasam na entrega ou extraviam seu produto. Quando há o extravio, tanto vendedor quanto comprador são ressarcidos. Aliás, os envios Sedex do Mercado Envios são extremamente rápidos. Já tive várias encomendas tanto enviadas quando recebidas que chegaram em menos de 24 horas.
Nunca precisei abrir reclamação por produto diferente do descrito. As pessoas que conheço que precisaram, alegaram que foi fácil e receberam o estorno muito rápido.

Pontos positivos:

- Mercado Envios: Barato e muito rápido quando Sedex
- Maior variedade de produtos, por ser mais popular e mais utilizado
- Aceita a maioria das bandeiras de cartão de crédito
- São muito explícitos quanto a valores e o anúncio grátis é realmente grátis

Pontos Negativos:

- Muito anúncio falso, com imagens falsas ou divergentes. Olhar a reputação do vendedor é importantíssimo e mesmo isso não vai te livrar de roubadas! A única venda que precisei contestar no Mercado Livre foi inclusive de um vendedor com 99% de recomendações positivas me vender um DsLite Refurbished como original!!

Enjoei:


É simplesmente meu favorito para compras!! O propósito dele é mais de ser um brechó online que um site de comprar e vender de tudo. As diferenças, primeiro é que você encontra muito mais roupas/calçados/acessórios que colecionáveis, a segunda é que a maioria dos vendedores de bugiganga por lá são pessoas "desapegando da tralha", gente que não pesquisa mercado para saber o quanto aquele produto vale e o resultado são preços inacreditáveis de tão baratos!! E sim, o site é uma gracinha também!! Mas é um site tão problemático pra venda, que olha...

- Como Funciona? Vendendo:

Primeiramente as informações sobre venda são quase nada explícitas e ficam escondidas em um setor de ajuda com uma estrutura de tópicos a qual você tem que revirar por completo para encontrar alguma coisa. Recorrer ao SAC? Não faça isso, é a experiência mais estressante que você vai ter. O Enjoei tenta ser um site descolado com gente descolada no atendimento. Isso resulta em uma linguagem de redes sociais da Capricho com um resultado quase nada funcional, já que sempre te dão o link da página de ajuda ou comentam coisas que tem nada a ver com o que tu perguntou!! Às vezes eles nem te respondem e pedem nota pelo atendimento depois.

Os anúncios de venda passam por uma triagem e são publicados entre 24 e 72 horas após a sua publicação. O que é essa triagem? Basicamente é ver se as fotos estão boas o suficiente pra fazer um anúncio bonitinho pra ficar na página! Eles não examinam se as fotos são autorais ou roubadas de um Flickr da vida, não examinam se há informações o suficiente, ou pelo menos as básicas que o comprador precisa saber, não examinam se o valor teve erro de digitação ou está muito acima do padrão (Vi um Yoshi de pelúcia de oito mil novecentos e noventa e nove reais lá...) . Resumindo, se a foto foi bem feita, passa!

Basicamente o que você tem que saber:
- A comissão de venda do Enjoei é de absurdos 20% do valor que você estipulou a seu produto
- R$2,75 de taxa de transferência para o Moip (o Enjoei manda pro Moip, o Moip manda pra sua conta)
- O Moip pega mais 7% do valor que tu recebeu (depois de descontadas as taxas do enjoei) pra transferir pra sua conta (Bem diferente dos três reais do mercado livre, lembra?)
- Se o cliente propor oferta e você aceitar, a diferença você paga!
- Se tem promoção no Enjoei e você insere seu produto, o desconto dado pela promoção o Enjoei paga (naquelas, né! A comissão...)
- Se você quiser seguro de envio, VOCÊ PAGA!! Por mais que ele gere etiqueta como no Mercado Livre, se você não pagou o valor de seguro (calculado quando você gera o anúncio), se os Correios extraviarem o pacote, o problema é unicamente seu! O comprador é ressarcido, mas você não!

Ficou com medo, né? Pois é, isso fez eu excluir meus anúncios de venda duas horas depois de serem aprovados...

- Como funciona? Comprando:

Para quem compra, o sistema é bastante semelhante ao do Mercado Livre; a interface é mais bonitinha, mas isso faz diferença nenhuma aqui. As opções de compra são cartão de crédito, boleto e crédito gerado em vendas ou bônus obtidos. Escolhi um anúncio com desconto para ilustrar para vocês verem aonde fica o desconto quando entra:


Ao clicar em "eu quero" você tem dez minutos pra decidir se quer mesmo e qual vai ser a forma de pagamento. Nunca comprei com cartão de crédito no site. Quando você escolhe o boleto, ele explica as regras do site sobre o pagamento em boleto antes de gerá-lo.

"Fazer Oferta" é propor um desconto ao vendedor. Essa opção fica indisponível quando o site dá desconto, portanto nunca consegui usá-la.

"Acompanhar preço" ou "Yeah yeah" é seguir o anúncio. Quando houver um desconto, você recebe uma mensagem no site

Quando você opta pelo pagamento em boleto, o produto fica "reservado" para você por um período de cinco dias úteis, entretanto não é possível mudar a forma de pagamento após a escolha do boleto e o prazo de pagamento é de um dia útil ou dois, o que acho muito problemático. Caso você perca a data e o boleto vença, você não vai conseguir imprimir outro com outra data. Você simplesmente perde o produto!! Se você "furar" o pagamento de dois boletos consecutivos você fica bloqueado de usar esta opção no site por um período de 15 dias. No caso do Enjoei o frete também é calculado automaticamente e só possui a opção PAC. Não é tão rápido ou tão barato quanto o Mercado Envios. Sim, um PAC no Enjoei sai mais caro que um Sedex no Mercado Envios na maioria das vezes.


Clicando no seu ícone (no meu caso a Flygonzinha alí no canto) abre esse menu simpático aonde você pode conferir suas compras.


Uma vez constado o pagamento, aí você tem acesso aos dados do vendedor (escondido alí no quadrinho verde por motivos óbvios) e o rastreamento aparecerá alí no quadrinho do "aguardando envio". O sistema é muito semelhante ao do mercado pago, de forma que caso o produto recebido tenha algo diferente da descrição, você pode contestar e até mesmo pedir devolução e reembolso.
Por que eu postei print dessa parte?? Reparem os preços da pelúcia e do Pearl!!


Essa é a etiqueta gerada pelo Enjoei. Quem já comprou por Mercado Pago sabe que a etiqueta é bem semelhante.
Ainda sobre os preços do Enjoei, essas gracinhas chegaram em tempo de eu incluí-las no post!
Quem coleciona os jogos e está atrás dos jogos de GBA, sabe qual está sendo atualmente o valor mínimo de um Ruby/Sapphire/Emerald original e completo:

Mercado Livre sobre o Emerald
 Pois bem, ontem me chegaram essas três lindezas, originais, completas, por R$121,00 + Frete.... OS TRÊS!!




O valor pedido pelo vendedor era de R$180 (o que já é muito barato para as três peças no estado de conservação que estão), daí veio o desconto do próprio enjoei e deixou por R$121! Depois de descobrir a quantidade de taxas sobre o valor, eu fiquei foi com dó do guri...

Pontos Positivos:

- Os descontos oferecidos pelo próprio site
- O fato de reservar o produto quando o pagamento é feito em boleto

Pontos Negativos:

- A comissão absurda e o fato de que após todos os descontos, você perde praticamente 50% do valor do seu produto
- O SAC com equipe de atendimento mais ineficaz que conheci na vida!!
- O fato de cobrarem tanto do vendedor e não oferecem a mínima segurança para pelo menos o envio da encomenda.
- Prazo para pagamento de boleto muito curto
- Não haver opções de frete
- Burocracia no caso de você não conseguir pagar o boleto a tempo (o produto fica parado e você não consegue imprimir outro boleto)


Essa é a primeira parte do nosso especial sobre sites nacionais!! Na segunda parte vai OLX e PagSeguro, então fiquem de olho!
Dúvidas?? Usem nossos comentários!! :)
Até mais!!
Title: Vamos Falar Sobre: Sites de negociação entre pessoas [Nacionais], o que você precisa saber - Parte 1
Rating: 10 out of 10 based on 24 ratings. 5 user reviews.
Writed by Unknown