Vamos falar Sobre: Pokémon no McDonald's: e aí?

posted on 0 comentários
Fandom de Pokémon é fandom rápido em espalhar notícias e fofoca também. Em dezembro deu nos Mc Donald's norte americanos uma coleção inspirada nos jogos atuais de Pokémon (OR/AS) e no filme do Hoopa que estava a ser promovido por lá, com direito a visita do Pikachu às lojas, decoração toda especial e distribuição de Hoopa via Mistery Gift (Que HUEBR é um bicho esperto por natureza e logo deram um jeito de descobrir como tornar o evento "disponível" por aqui). Eis que seis meses depois essa coleção, ou parte dela finalmente está disponível na América Latina (pois não é só o Brasil que a recebeu este mês, pelo que pude ver nas buscas de Instagram da vida), só que sem todo o glamour que teve na América do Norte, já que a Arcos Dourados é uma mão de vaca o filme não está a ser promovido aqui... Enfim! Fã de Pokémon é um bicho reclamão e saudosista, disso a gente tá cansado de saber, mas essa coleção em si causou algumas controvérsias e esse post está aqui não só para revisar as peças, mas pra falar um pouquinho dessas controvérsias aí também, então vamos lá.

Primeiramente: Expectativa vs. Realidade - Coleção

Que até aí não culpo os fãs que reclamaram, afinal de contas era o que eu esperava também, afinal de contas, a coleção que a campanha da América do Norte recebeu foi essa:


Em um total de oito peças e doze cartas de TCG. A qualidade das peças a gente vai abordar mais pra frente, mas o fato é que a coleção que a América do Sul recebeu foi essa:

Fonte: Esse vídeo do Youtube aqui

Cinco peças e nada de cartas do TCG. Agora por que isso acontece?? Antes de mais nada vale a pena lembrar que os McDonald's da América Latina (não só o Brasil) são na verdade uma franquia gigantesca e não são parte da rede global do McDonald's há uns dez anos, pelo menos. Eles pertencem a tal da Arcos Dourados, assim como ela escolhe o que vai trazer de brinde e como vai veicular isso por aqui (por aqui = América Latina). Arcos dourados essa cuja equipe de marketing deve ter nascido no século dezoito, porque em pleno 2016 essa galera ainda insiste nessa divisão sexista de "brinquedo de menino" e "brinquedo de menina". Por que digo isso? Porque a coleção que veio para nós foi rachada ao meio (Hoopa, Wobbuffet e Mega Latias/os foram excluídos do catálogo, assim como as cartas) porque fizeram campanha dupla e colocaram Hello Kitty no catálogo!! Eu como fã de Pokémon desde meus 14 anos de idade, quando Pokémon passava na Eliana, que colecionava revista e batia tazo no intervalo das aulas, fiquei bem de cara com isso! Eu com meus 14 anos de idade (que o pessoal já considerava "grandinha" pra querer brinquedo do McLanche, mas eu dava um total de zero importâncias) iria adorar uma coleção de pokémon no McDonald's, iria adorar ter uma miniatura do Mewtwo por mais feinha que fosse!! E é só ver as fotos do nacional de TCG na página da Copag pra vocês verem quantas meninas estão lá participando!! Acontece que não é a primeira vez. Na coleção do Mario Kart 8 já houve uma discussão igual por terem excluído a Peach e colocado Barbie como coleção oposta. Isso há oito meses atrás. Por que persistem no erro?! Fora que né, colocando uma coleção como Barbie ou Hello Kitty como "opção para meninas" tira toda e qualquer chance de fazer uma menina se interessar por Pokémon que é uma franquia tão divertida e que tanto ignora estereótipos de gênero. Uma pena!!

Neste caso nem dá pra mencionar a avareza da Arcos Dourados em querer economizar com os brindes porque colocaram coleção oposta. Se fosse só Pokémon e tivessem tirado as cartas pra cortar gastos, é uma história, mas neste caso foi puramente sexismo!!

Segundo: Expectativa vs Realidade - Execução

Para ilustrar meu ponto de vista, vou usar essa tirinha do Vida de Treinador (Beijo! Tia Miss ama vocês! <3) que caiu como uma luva!!


A execução de fato não é das melhores se você é um colecionador adulto com prateleiras lotadas de Zukan, Moncolle, ou mesmo as peças da Jakks!! Mas mesmo só tendo duas peças em mãos e tendo utilizado elas para fazer esse post, já pude ver todas pessoalmente e não estão tão ruins assim. Mas é óbvio que se você pegar o Rayquaza do McDonald's e compará-lo ao Mega Rayquaza Moncolle Deluxe ele vai parecer um falsificado de máquina de um real!! Fora que esse Rayquaza é nada fotogênico, coitado. Vou falar dele mais adiante! Mas o fato é que o público-alvo do McLanche Feliz são crianças de três a doze anos. Atrai marmanjo dos vinte aos trinta e tantos anos? Com certeza! Mas não somos o público que eles querem atingir!! os brinquedos são simples porque são playline!!! Claro que se pode argumentar com a coleção passada de Pokémon que os brindes eram lindos e tiveram uma execução perfeita. É claro que com ela acostumaram a gente mal, mas McDonald's é isso mesmo, às vezes capricham em umas coleções e fazem a outra de qualquer jeito, faz parte! E olha que legal. O primeiro contato que tive com as peças, foi pelo filho de uma colega minha que ganhou a coleção toda de uma vez. Ela o trouxe aqui aonde a gente trabalha e o guri veio todo feliz me mostrar. Para crianças, o Zukan ou o do Mc não têm diferença. Eles se divertem igual com os dois. Colecionador adulto que é um bicho chato mesmo!

Ótimo, agora a gente pode avaliar as peças! 

Ainda não tive a chance de ir pessoalmente a uma loja do McDonald's ver como estão expostas as peças, mas graças ao filho de uma colega minha que também adora Pokémon (Não tive influência nisso, juro! Mentira, meu perfil de Facebook teve um pouco) pude ver todos e interagir com eles. Uns dias depois minha mãe foi ao supermercado (um Carrefour que tem um Mc acoplado) e me trouxe os Primal! Beijo para aquela mãe que compra brinquedo do McDonald's pra filha marmanja de 30 anos fazer post para o blog!! <3 (Antes que me perguntem como ela acertou logo os Primal, eu tirei foto das capas dos jogos com o celular dela! -q)
Enfim, são essas duas lindezas aqui:




As peças têm tamanho mediano. O Groudon tem 8,5cm de altura; a Kyogre é baixinha, mas tem 11cm de comprimento. Como é comum nos brindes do Mc, o Groudon tem bastante falhas de pintura.



A Kyogre não. A execução dela é bem perfeitinha até, apesar dos vazados na parte de baixo das nadadeiras.



Eu particularmente sou perfeccionista e odeio parafuso aparecendo nas peças, mas se tratando dos brindes do Mc, já me acostumei com os parafusos. O legal é que no Groudon, o parafuso é preto. achei um detalhe interessante!!



Como todo brinquedo "playline" eles "fazem alguma coisa". Coisa simples, mas fazem. O Groudon tem essa alavanca que faz com que seus braços abram e a cabeça levante.




A Kyogre é toda transparente e algum efeito de luz igual ao do Pikachu ficaria simplesmente lindo nela!! Aí você vê que ela é simplesmente uma arminha de água e bate aquela decepção de leve... O triste é que mesmo que você manje de desmontar peças e quisesse remover o atirador de água e colocar um Led dentro, esses parafusos estão entre muito difíceis a impossíveis de serem removidos.





Agora os outros que - ainda - não aparecem nessa pequena revisão (se eu adquirir mais algum, edito esse post) pequenas considerações:

- Pikachu: Esse foi mal diagramado mesmo! O coitado só tem bochecha!! O que o Pikachu que acendia a carinha da coleção da Black and White tinha de fofinho e gracioso, esse tem de... Bom, bochecha!

- Rayquaza: Esse foi pego pra Cristo na coleção, coitado. Mas eu o vi pessoalmente e interagi com ele e ele não está tão ruim assim!!! O que complica é que o bicho fica bom em foto nenhuma! Nenhuma mesmo! Até na foto de divulgação o coitado ficou podrinho!! Sabem aquele meme da menina mostrando a foto do ficante para as amigas dizendo que pessoalmente ele é melhor?? É o Rayquaza!! Pessoalmente ele é melhor, juro!!

- Lugia: Esse tem de pescoço o que o Pikachu tem de bochecha, mas um amigo meu o customizou no Dark e não é que ficou lindo?!


- Wobbuffet e Hoopa: não vieram pra gente, mas merecem a menção honrosa:
Hoopa: É o mais bem executado de todos, pelo que pude ver em fotos pela internet, tanto em tamanho/formato quanto em pintura! Uma pena não ter vindo!
Wobbuffet: Formato ok, mas a boca não é pintada como nas fotos de divulgação. Ele é todo azul, mas não sei se é adesivado ou se você tem que colorir mesmo.

Mega Latias/os eu não tive a oportunidade de ver ainda.

Pois bem, para quem ainda quer a coleção inteira, dá pra tentar a sorte no eBay. Alguns vendem de lote e dá pra consegui-los por um valor até legal. Eu queria principalmente Hoopa e Wobbuffet, fiquei bem chateada com o corte! Espero que tenham mais coleções inspiradas em pokémon e que não sofram cortes ao chegar na América Latina!
Title: Vamos falar Sobre: Pokémon no McDonald's: e aí?
Rating: 10 out of 10 based on 24 ratings. 5 user reviews.
Writed by Unknown